TRILHA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES DE EQUIPES DE MELHORIA CONTÍNUA
Esta trilha de capacitação foi estruturada para aqueles que buscam desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades como líderes de equipes de melhoria contínua e alta performance. Pautado em metodologias ativas para práticas vivenciais, os participantes serão inseridos em um ambiente de criatividade e experimentação. Os conteúdos dos cursos serão trabalhados na perspectiva do desenvolvimento de competências essenciais para líderes e da utilização de forma descomplicada e efetiva dos métodos e ferramentas da qualidade.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para a Liderança Das equipes de Melhoria Contínua, tornando-os aptos a obter de si mesmo e da equipe os resultados condizentes com a expectativa da empresa e com a sua atuação como líder.
ETAPA 1 | LIDERANDO O AUTODESENVOLVIMENTO
Objetivo:
Desenvolver nos participantes a percepção de si mesmo e o autodiagnostico como ponto de partida para a gestão de suas próprias mudanças, preparando-o para administrar o processo de mudança grupal de forma equilibrada.
Conteúdo:
- Gestão da mudança: bases para adequação ao cenário e ambiente interno da organização;
- Visão sistêmica: visualizando a empresa como um organismo que estabelece relações de interdependência;
- Autodisciplina: primeiro passo para levar a termo a consecução do projeto;
- Equilíbrio emocional: garantia do estabelecimento de boas relações interpessoais.
ETAPA 2 | LIDERANDO A EQUIPE
Objetivo:
Desenvolver nos participantes habilidades para a gestão da equipe mantendo todos os componentes do grupo envolvidos e comprometidos com os objetivos e metas definidos.
Conteúdo:
- Motivação: como manter as pessoas envolvidas e comprometidas com o propósito do grupo;
- Negociação: com os gestores e com os membros do grupo;
- Delegação: forma de obter o melhor de cada um;
- GMC de alto desempenho: fatores grupais que resultam no alto desempenho do grupo.
- Gestão de Conflitos
ETAPA 3 | LIDERANDO O TEMPO
Objetivo:
Desenvolver nos participantes a habilidade de administração do tempo, especialmente nas atividades pertinentes à atuação do grupo.
Conteúdo:
- Foco: concentração naquilo que realmente importa para o alcance dos objetivos;
- Priorização: definindo urgências e importâncias;
- Reuniões produtivas: estratégias para a perfeita condução;
- Comunicação eficiente: fator crítico para eliminação de erros;
- Ferramentas de Administração do tempo: simplicidade e precisão.
ETAPA 4 | LIDERANDO AS FERRAMENTAS
Objetivo:
Desenvolver de forma vivencial a habilidade de utilizar técnicas diferenciadas de aplicação das ferramentas da qualidade, compartilhando técnicas estimuladoras para o engajamento e participação das equipes no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua.
Conteúdo:
- “Simplificando” os conceitos da qualidade e do ciclo PDCA;
- Ferramentas da qualidade: mais encantadoras e menos assustadoras.
- Técnicas engajadoras para aplicação das ferramentas da qualidade.
ETAPA 5 | LIDERANDO A TÉCNICA
Objetivo:
Desenvolver nos participantes a habilidade de conduzir de forma adequada e consistente as metodologias para a solução de problemas e melhoria contínua, transformando esse processo em um projeto inspirador e consolidador das diversas competências existentes em uma equipe.
Conteúdo:
- Preparando a equipe para vivenciar um projeto de melhoria;
- Mapeamento das competências da equipe para o projeto;
- Descomplicando O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
ETAPA 6 | LIDERANDO OS RESULTADOS
Objetivo:
Desenvolver nos participantes a habilidade de análise crítica de resultados, do gerenciamento dos prazos e seus conflitos, além de permitir a experimentação da construção, avaliação e análise de indicadores e suas relações com objetivos e planejamento da organização e da equipe de melhoria contínua.
Conteúdo:
- Gestão de resultados e análise de desempenho;
- Orientação pelo planejamento e objetivos;
- Gerenciamento dos prazos e seus conflitos;
- Elaboração e avaliação de indicadores.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 48 horas
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