Trilha SGQ

Capacitações UBQ

Ações integradas e focadas no desenvolvimento profissional e performance organizacional.

A Trilha Sistema de Gestão da Qualidade foi preparada para atender os anseios daqueles profissionais que buscam adquirir competências integradas sobre sistema de gestão da qualidade. A trilha está estruturada em módulos, proporcionando ao participante, a aquisição do conhecimento e da sua aplicação de forma completa e de acordo com o nível de conhecimento prévio de cada um.

Os módulos são individuais, mas interconectados e complementares, formando um conjunto integrado de informações, exercícios e formas de aprendizagem, o que proporciona atender as necessidades dos participantes em sua plenitude. Ou seja, o participante terá a oportunidade de desenvolver e adquirir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para atuar em um sistema de gestão da qualidade.

OBJETIVOS

  • Promover o entendimento, a interpretação e a implementação dos requisitos da norma ISO 9001:2015
  • Conhecer, desenvolver e aplicar as técnicas de Mapeamento de Processos e de Gestão de Riscos
  • Proporcionar o conhecimento das técnicas de auditoria, de acordo com as diretrizes da ISO 19011:2018
  • Desenvolver os participantes a utilizarem os conhecimentos sobre a norma ISO 9001, a visão sobre mapeamento de processo, a abordagem de riscos e oportunidades e as técnicas de auditoria interna como ferramentas gerenciais para o monitoramento e identificação de oportunidades de melhorias no negócio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

03 MÓDULOS

  • Termos, Conceitos e Definições
  • Estrutura da norma ISO 9001:2015;
  • Análise dos requisitos da norma ISO 9001:2015;
  • Mapeamento de processo – o que é gestão por processo, técnicas e ferramentas para mapeamento de processo;
  • Gestão de Risco – conceitos, normas e ferramentas, riscos estratégico e operacional;
  • Auditor interno – processo de auditoria, técnicas de investigação, qualificação do auditor, execução e relato da auditoria
  • Exercícios – individuais, em grupo, simulados, para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante cada módulo.

CERTIFICAÇÃO

É concedido um certificado de participação ao aluno que atingir 80% de presença mínima em todos os treinamentos.

Módulo 1

Interpretação e Implementação NBR ISO 9001:2015

Objetivo

  • Desenvolver nos participantes o entendimento sobre os requisitos da norma ISO 9001:2015 e aplicação dos requisitos nos processos da empresa.
  • Desenvolver uma visão ampla sobre o modelo de gestão e sua contribuição para o alcance dos objetivos e metas da empresa.

Carga Horária

12 h

Módulo 2

Mapeamento de Processos e Gestão de Riscos

Objetivo

  • Desenvolver nos participantes o entendimento sobre os requisitos da norma ISO 9001:2015 e aplicação dos requisitos nos processos da empresa.
  • Desenvolver uma visão ampla sobre o modelo de gestão e sua contribuição para o alcance dos objetivos e metas da empresa.

Carga Horária

08 h

Módulo 3

Formação de Auditor Interno – NBR ISO 9001:2015

Objetivo

  • Proporcionar o conhecimento das técnicas de auditoria e conduta do auditor, de acordo com as diretrizes da norma ISO 19011:2012.
  • Desenvolver nos participantes o entendimento de usar a auditoria interna como ferramenta gerencial para o monitoramento do sistema de gestão e a identificação de oportunidades de melhoria no negócio.

Carga Horária

12 h

COORDENAÇÃO TÉCNICA

DIEGO DE SOUZA ANDRADE

Eng. de Computação com MBA em Gestão Integrada – QMSSO, MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócio e mestrando em Sistemas de Informação de Gestão do Conhecimento. Lead Assessor ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001. Há 18 anos na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, está na coordenação do processo corporativo de Controles Internos. Entre 2012 e 2019 atuou como gestor de Auditorias Externas de SG, coordenando grandes projetos de certificações e melhorias de processos. Conselheiro da UBQ e instrutor.

PAULO ROBERTO CANEIRO LEITE

Eng. Mecânico, Pós-graduado em Engenharia Ambiental Integrada e em Gestão Estratégica. É lead assessor nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000. Experiência de 42 anos nas áreas da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, sendo mais de 20 anos no gerenciamento corporativo do Sistema Integrado de Gestão, incluindo os programas de auditorias internas e externas. Experiência em auditorias, Implantação de Sistemas de Gestão e Ferramentas da Qualidade. Consultor e instrutor.

TEREZINHA MELO RIBEIRO

Eng. de produção, possui MBA em Gestão Empresarial e Mestranda em Administração com ênfase em Gestão Estratégica e Aprendizagem Organizacional. É Lead Assessor nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001. Possui mais de 20 anos de experiência em Sistema de Gestão, incluindo gerenciamento corporativo e auditorias de certificação pelo organismo ABS Quality Evaluations. Consultora e instrutora.

SOLICITE UMA PROPOSTA ABAIXO