Quem Somos

Diretoria, Conselhos e Comitês

A União Brasileira para a Qualidade é conduzida por diretoria voluntária

DIRETORIA EXECUTIVA

RICARDO GUIMARÃES

Presidente

Empresário nos setores de Saúde e Educação, é pesquisador, professor, inventor, palestrante e médico cirurgião. É diretor-presidente do Hospital de Olhos, presidente da Fundação Hospital de Olhos, editor yl rolex submariner 40mm 16613 mens grey dial médico da Revista Ocular Surgery News – Latin America, Diretor do LAPAM (Laboratório de Pesquisa Aplicada e Neurovisão da UFMG), cônsul honorário do Canadá em BH e diretor da Associação Comercial de Minas. Também é acionista da FEAMIG e da FASEH.

MAGNO BRAZ FONSECA

Diretor Administrativo

Possui MBA em Gestão Empresarial e pós graduação em Ciências Contábeis, com experiência de mais de 15 anos em cargos de diretoria e conselhos de administração, responsável por coordenação e controle das atividades nas áreas de planejamento, controladoria e finanças. CEO da Seris – Serviços Técnicos Industriais

RICARDO A. REIS GUIMARÃES

Diretor Financeiro

Bacharel em Economia, participou do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, Business Administration read this article and Management pela Fundação Dom Cabral. É professor na FEAMIG e assessor de investimentos na Private Investimentos.

RAFAEL A. DE ARAÚJO CASTILHO

Diretor Técnico

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, especialista em Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Consultor e palestrante de gestão empresarial, sustentabilidade organizacional e iniciativas socioambientais, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou como gerente de Carreiras e Inovação do Centro Universitário Una. É sócio-diretor da Focus Aprendizado Organizacional.

JOSÉ LÚCIO MONTEIRO DE OLIVEIRA

Diretor jurídico

Advogado, Mestre em Direito Constitucional, Especialista em Direito Processual Civil, professor de Direito Societário da Rede de Ensino Doctum, membro do Conselho de Administração da Rede de Ensino Doctum, foi Vice-presidente Executivo da Rede de Ensino Doctum, Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Negócios do Vale do Aço, Conselheiro de Administração com curso pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

SIMONE FURBINO

Diretora de produto e mercado

Mestre em Adm. de Empresas, com foco em estratégia empresarial e Governança Corporativa – Módulo Internacional UADE (Argentina). Formação em Coach (Self & Professional). Especialista em Gestão de Projetos. Bacharel em Pedagogia/ Secretariado Executivo Bilíngue. Professora em programas e cursos de pós-graduação do IBMEC-BH. Coord. cursos de pós-graduação com ênfase em negócios e gestão (IBMEC-BH). Consultora da FRST-Falconi. Consultora e Instrutora em Programas de Desenvolvimento Gerencial de Lideranças e Equipes em empresas nacionais. Coordenadora voluntária do Núcleo de Governança Corporativa da UBQ.

DIRETORIA TÉCNICA ADJUNTA

FERNANDA CARLA WASNER VASCONCELOS

Doutora em Ciências, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Especialista em Gestão Ambiental e graduada em Ciências. Coordenou curso técnico e curso de graduação tecnológica. Atuou como professora adjunta no curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e no Mestrado Acadêmico em Turismo e Meio Ambiente. Atuou voluntariamente como examinadora em Prêmios Ambientais baseados no Modelo de Gestão para o Desempenho Ambiental. Pesquisa temas relacionados às Ciências Ambientais nas áreas de educação, gestão, planejamento e qualidade ambiental.

LUCAS GRESSI ALMEIDA SOARES

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Projetos. Profissional com 15 anos de experiência em processos organizacionais e, destes, 6 anos de experiência em gestão estratégica, indicadores de desempenho e gestão da qualidade. Responsável pela concepção do Planejamento Estratégico e implementação do PMO Corporativo na Cemig Saúde. Avaliador qualificado do Prêmio Nacional da Qualidade. Participou do Grupo de Trabalho da Agência Nacional de Saúde Suplementar para a elaboração da Norma de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

CONSELHO FISCAL

LETICIA ROSCOE

Consultoria e coaching sistêmico. Consultora empresarial com ampla experiência em organização societária e empresarial, gestão de negócios, gestão administrativo-financeira, melhoria e padronização de processos, análise e avaliação de empresas, perícia financeira, estudos de viabilidade econômica. Mediadora em casos de reestruturação societária e organizacional, envolvendo cisão, incorporação, dissolução parcial ou total, compra e venda de empresas.

RAFFAELE PEANO

Executivo da indústria automobilística e da área educacional, é vice-presidente executivo da Câmara Italiana do Comércio, no estado de Minas Gerais, diretor da SUNTECO Brasil e da ACE do Brasil.

CARLOS ALBERTO T. DE OLIVEIRA

Presidente da Associação dos Economistas de Minas Gerais, da MinasPart, do IBEF Nacional e do Conselho do IBEF em Minas Gerais. Também é editor-geral da Revista Mercado Comum.

Conselho Consultivo

                  Maurício Roscoe

                     Cláudio Boechat

                     Neuza Chaves

                     Djon Morais

                       Caio Becker

                     Silvana Rizzioli

                     Teresa Roscoe

                    Regina Drumond

                        Caio Pimenta

                        Sérgio Leite

              Antônio Augusto Santos

Equipe Executiva

  • Fátima Teixeira – Gerente Administrativo/Financeiro
  • Luísa Dias – Analista de Projetos Estratégicos Pleno
  • Luiza Helena – Estagiária Psicologia