Trilha 6 Sigma Green Belt

Capacitações UBQ

Ações integradas e focadas no desenvolvimento profissional e performance organizacional.

A Trilha Seis Sigma Green Belt tem sua estrutura por módulos, através dos quais os participantes são guiados ao longo do processo de aprendizado visando construir o conhecimento necessário para a aquisição de competências e habilidades técnicas essenciais para o desempenho profissional. Com isso, a empresa tende a ser mais efetiva em sua capacidade de gerenciar projetos de melhoria. Foi criada para atender uma demanda dos associados da UBQ – União Brasileira para a Qualidade, identificada por meio de uma pesquisa. A Trilha vem para suprir lacunas que antes não eram atendidas em uma capacitação tradicional.

O Seis Sigma é uma estratégia robusta sustentada por três fortes pilares: escolha adequada de temas de projetos, seleção de pessoas com perfil adequado e apoio efetivo aos projetos.

Para alcançar o estado da arte neste processo é necessário o apoio da Alta Administração e também do nível gerencial da empresa, de forma organizada e alinhada com os objetivos estratégicos. Neste contexto, o papel da Coordenação Corporativa de Gestão torna-se fundamental para obter os resultados desejados.

OBJETIVOS

Aumentar a capacidade analítica do participante por meio do conhecimento e prática do método DMAIC, visando maior eficácia nas tomadas de decisão. A Trilha Seis Sigma tem como objetivo a formação de Green Belts. Outros treinamentos direcionados à alta administração e ao nível gerencial são oferecidos para que ocorra o efetivo apoio no desenvolvimento dos projetos de melhoria que são conduzidos pelos Green Belts.  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

12 MÓDULOS

09 ESSENCIAIS

  • Introdução ao Programa Seis Sigma
  • Gestão de Projetos Seis Sigma
  • Estatística Descritiva
  • A Distribuição Normal
  • Testes de Hipóteses
  • Mapeamento de Processos
  • Análise de Regressão
  • Controle Estatístico de Processos
  • Capacidade Estatística de Processos

03 COMPLEMENTARES

  • Planejamento de Experimentos
  • Avaliação do Sistema de Medição
  • Mentoria de Projetos Seis Sigma

CERTIFICAÇÃO

A formação como especialista consiste na aplicação prática de um projeto funcional e estratégico dentro da organização, que implique em retorno financeiro significativo. Quanto ao tempo de duração, este projeto deverá ser classificado como de médio prazo (6 meses), em que cada participante o desenvolverá sob orientação de um consultor. É de responsabilidade da empresa, criar condições para que o participante tenha pelo menos 40% de dedicação ao treinamento/projeto até a certificação.

A Trilha Seis Sigma Green Belt oferece duas possibilidades de certificado.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

ao aluno que atingir 80% de presença mínima

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA

ao aluno que desenvolver projeto assistido pela
consultoria, após o treinamento

COORDENAÇÃO TÉCNICA

DOUGLAS DORNELA

Engenheiro de produção , pós graduação em gestão empresarial e Black Belt Six Sigma e Process Kaizen Engineer. Possui 14 anos de experiência com melhoria contínua com atuação nas empresas: Saint Gobain, Lojas Americanas, Samarco Mineração, MRV Engenharia e atual RHI Magnesita.

 

JANAÍNA ALVERNAZ

Estatística, Mestre em Engenharia de Produção (UFMG) e Master Black Belt. Consultora organizacional, atua em treinamentos e soluções estatísticas para Business Intelligence e Business Analytics. Foco: descomplicar a Estatística e estimular a fluência em dados.

LUIZ FERNANDO ATELA

Estatístico, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Especialista em Análise de Sistemas e Master Lean Six Sigma. Consultor Organizacional e professor da PUC Minas responsável pelos cursos de Lean Six Sigma.

SOLICITE UMA PROPOSTA ABAIXO