História

A história da UBQ escrita junto com você

Leia mais e veja nossa trajetória da difusão e  práticas de gestão pela qualidade

Fundada em 1982 como Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade (AMCCQ). Em 1990, assumiu a versão atual (UBQ – União Brasileira para a Qualidade), que se expande em permanente evolução pelo Brasil.

1982 A 1985

Uma organização à frente do seu tempo no conceito de práticas e gestão pela Qualidade.

O processo de evolução vivido pelo Brasil na década de 80 marcava um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos social, político, econômico e cultural! Minas Gerais, mesmo em meio a toda essa efervescência, despertava para a importância de promover e disseminar, por meio de suas empresas, conceitos fake rolex submariner e práticas de Gestão pela Qualidade, a fim de obter maior crescimento, desenvolvimento, produtividade e competitividade em um mercado que, à frente se abriria para o mundo! Com a crença nessa filosofia e gravada pelas mãos de visionários, foi constituída, em 1982, a AMCCQ (Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade), entidade civil sem fins lucrativos, com espírito voluntário, composta por empresas e cidadãos que ousaram trabalhar para ajudar as organizações a incorporarem as práticas da Qualidade. Como forma de cumprir a sua missão, em 1985 a entidade criou e promoveu o 1° Encontro Mineiro da Qualidade, com cases sobre modelos de gestão e debates sobre melhoria contínua.

1986 A 1992

Objetivo de comunicar e multiplicar conhecimentos, competitividade e visão de um futuro promissor.

No desempenho efetivo de seus objetivos originais, a então AMCCQ foi nominalmente sucedida pela UBQ-MG – União Brasileira para a Qualidade, em 1990, ampliando suas atividades, aliadas a uma articulação alexander mcqueen accessories replications for sale político-institucional séria, por parcerias estratégicas e com profundos valores éticos na difusão dessas ações.

Com o objetivo de multiplicar conhecimentos, além de incentivar o hábito de utilização das ferramentas e técnicas da Qualidade, a UBQ cria, em 1992, a Convenção Mineira de CCQ. As convenções demonstraram, por si só, a importância da iniciativa, apresentando ano a ano, cada vez mais crescimento, emoção, beleza e resultados!


1992 A 1997

Referência em inovação em prol da Qualidade, atuando com práticas e apoio de grandes nomes de contexto do conhecimento no Brasil e no mundo.

Marcada por suas atitudes inovadoras em prol da Qualidade, a UBQ assumiu papel de referência em sua área de atuação. Interiorizou-se, com a criação de Regionais, lançou a Rede Mineira da Qualidade, criou novos eventos realizados com a participação de grandes nomes do contexto do conhecimento no Brasil e no mundo.

Dos Encontros Mineiros e Brasileiros da Qualidade e Produtividade até o CONEX (Congresso Nacional pela Excelência), desfilaram personalidades tais como Jack West, presidente da ASQC – American Society for Quality Control, Wilson Nélio Brumer, Dorothéa Werneck, Gifford Pinchot, Vicente Falconi Campos, Fritjof Capra, Gilberto Dimenstein, Paul Singer, Stephen Kanitz, dentre outros.

1997 A 2002

Integração de pessoas com a educação, em ações para maior qualidade de vida.

Em 1998, nascia um novo associado virtual da UBQ, o seu Mascote Ubquinho, personagem que abriu caminhos para uma trajetória de estórias positivas sobre educação e integração das pessoas, em ações para maior qualidade de vida.

Um grande acontecimento para o nosso Estado foi o lançamento do PMQP – Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade. Nascido do poder de mobilização dos mineiros e da chancela do Governo do Estado de Minas Gerais, a UBQ mais uma vez se fez presente, como membro do Comitê da Qualidade e Produtividade; posteriormente, em 2002, viria a ser reconhecida como Entidade de Utilidade Pública no Estado, através de aprovação de Projeto de Lei, conduzido pela Assembleia Legislativa Mineira.

Nesse período, os eventos realizados trouxeram para Minas, grandes nomes, especialistas em gestão e comportamento, que propiciaram importantes contribuições para o público da UBQ.

2002 A 2006

Eventos realizados abrangendo áreas da saúde, educação, serviços públicos e outras, promovendo a Qualidade para todos.

Neste período, além de manter a realização de eventos tradicionais como o CONEX e a convenção de CCQ, a UBQ realizou diversos eventos de Qualidade na Saúde, Qualidade na Educação, Qualidade nos Serviços Públicos, entre outros.

Outra importante iniciativa foi o programa Pró ISO na Saúde, que propiciava, a um baixo custo, a participação de hospitais e clínicas interessados na certificação das normas da série 9000 do sistema de qualidade.

2007 – JUBILEU DE PRATA!

Os conceitos da UBQ são para empresas de todos os portes, segmentos e regiões, em constante evolução com seus associados, apoiadores e sociedade.

Ao longo desses 25 anos, a UBQ vem acompanhando o processo de evolução da Gestão pela Qualidade e procurando compartilhar, de forma cidadã, seus conceitos e suas práticas para empresas de todos os portes, segmentos e regiões.

Sempre recebendo a colaboração de seus associados e apoiadores, a UBQ mantém relacionamentos com todos os segmentos da sociedade, sem qualquer tipo de discriminação ideológica, social, econômica ou qualquer fator limitador.
Em meio às comemorações dos seus 25 anos, outro marco importante na vida da entidade foi a chancela ao Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA).

Seu objetivo é reconhecer as organizações que se destacam por praticar um modelo de gestão voltado não só para a excelência de seus produtos e resultados, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento de ações consistentes, direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

2008 A 2012

Reunindo pessoas e equipes de todo o país, com o espaço privilegiado de debates, networking e ampliação de conhecimentos.

Em 2008, foi criada a Convenção de Grupos de Melhoria Contínua, com o objetivo de divulgar e reconhecer as melhores práticas de solução de problemas através de metodologias da qualidade. No ano seguinte, foi criada a Convenção Brasileira de LEAN.

Mais tarde, em 2012, as convenções de CCQ, GMC e LEAN foram integradas ao Grande Encontro, evento que apresenta as melhores práticas da Qualidade e reúne pessoas e equipes de todo o país, num espaço privilegiado de debates, networking e ampliação de conhecimentos na área. Também naquele ano, a UBQ passa a chancelar o Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão Municipal, em parceria com a AMM – Associação de Municípios Mineiros, com o objetivo de reconhecer as boas práticas, transformando os projetos bem sucedidos em mecanismos de incentivo para a promoção de uma gestão pública moderna e voltada para resultados.

2013 A 2016

Foram criados, pela UBQ e parceiros, diversos programas e eventos de premiações, proporcionando apoio e divulgação dos conceitos e práticas da Qualidade.

A UBQ obteve o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público nos âmbitos estadual e federal.
Criação do Programa Qualidade para Todos, em meados de 2014, com o objetivo de disponibilizar palestras para escolas, empresas, órgãos públicos e outras entidades interessadas em temas alinhados com o escopo de atuação da UBQ.

Em 2015, foi criado o Prêmio Csul de Qualidade Urbana em parceria com a CSUL. O prêmio visa destacar projetos e práticas que impulsionam os conceitos de inovação urbana, de viver bem, promovendo novo ponto de encontro de ideias, cultura e pessoas.

Neste mesmo ano, a UBQ firmou convênio com a ABNT, para a representatividade Regional da ABNT/CB25, com o objetivo de ampliar a implementação das normas de qualidade, principalmente para a gestão das prefeituras municipais e do setor educacional, para os quais já existe uma normalização específica.

Em 2016, foi criado o Circuito da Qualidade, uma parceria da UBQ com as Empresas Juniores e professores de instituições de ensino superior, com objetivo de propor debates sobre qualidade, carreira, atuação profissional.

2017 – JUBILEU DE CORAL – 35 ANOS!

Princípios e valores construindo a história da qualidade nas organizações e sociedade.

O Jubileu de Coral simboliza o amadurecimento e a fortificação do relacionamento.
Os corais são estudados e admirados como um conjunto biológico de organismos com elevada diversidade, mantidos unidos em complexo ecossistema como um único ser, através de sólida estrutura calcária.

Esta alusão aos corais mostra exatamente a trajetória da UBQ ao longo desses anos. Mesmo navegando em oceanos não muito azuis, e enfrentando tempestades que se configuram em crises, conseguimos nos manter unidos, calcados por nossos valores éticos, somando forças para o cumprimento de nossa missão.

Nesse ano de 2017, a UBQ celebra – com grande satisfação – seu aniversário de 35 anos contribuindo para a excelência no desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade em geral.

A UBQ agradece a todos que fizeram e continuam fazendo  parte dessa história!

 

2022 – 40 ANOS - UM NOVO MOMENTO!

São quatro décadas promovendo a transformação da dinâmica empresarial, acompanhando a trajetória de inúmeros profissionais e pessoas que sempre estiveram conosco. 
Nós também mudamos, nos reinventamos e inovamos neste percurso.