Grupo de Estudos

Compromisso com a excelência​

Unidos por uma cultura colaborativa que promova integridade, valor excepcional e diversidade

Grupos e Núcleos de Estudos

A UBQ incentiva e apoia a formação de Grupos de Estudos (GE) e Núcleos de Estudos (NE) com o objetivo de gerar e disseminar conhecimentos, proporcionar o intercâmbio de experiências entre empresas e ampliar relacionamentos profissionais e pessoais, contribuindo para o crescimento da sociedade. Alinhados à Missão, Visão e Valores da UBQ, os Grupos de Estudo são constituídos com base em temas pré-definidos e de relevância para a comunidade profissional, e permitem às diferentes organizações se integrarem conforme o ramo de atividade e grau de interesse. Embora a dinâmica do trabalho e desenvolvimento das discussões tenha caráter informal, os GE são dotados de estruturação metodológica e gerencial

As reuniões estão sendo realizadas remotas, utilizando plataforma Teams e google meet
Os Grupos de Estudos da UBQ são orientados por algumas premissas, que contribuem para que os resultados sejam sempre pautados em códigos de conduta éticos:

A participação nos grupos de estudo tem caráter voluntário, o que significa que seus membros ou coordenadores não são remunerados pela participação. Os benefícios são presenciados através de aprendizado, motivação e ampliação de contatos profissionais.

É dever da UBQ, por meio do Grupo de Estudos, prezar pelo compartilhamento de informações aos interessados, e não restringir aos participantes do grupo, exceto em situações específicas, como na preparação de eventos, em que o sigilo pode ser necessário para a realização adequada do projeto.

Os Grupos de Estudos são compostos por pessoas de diferentes níveis de conhecimento sobre os assuntos discutidos, e a UBQ acredita que a pluralidade de ideias contribui positivamente para os bons resultados. Por isso, todos os participantes possuem o direito e a liberdade de expressar suas opiniões e tirar quaisquer dúvidas.

Com o propósito de promover ações efetivas e o adequado aproveitamento do tempo de debate dos Grupos de Estudo, é esperado que os participantes sejam objetivos, isto é, busquem atingir os resultados desejados dentro do tempo disponível.

Os Grupos de Estudo buscam promover a produção de resultados concretos que contribuam com os seus participantes, organizações e sociedade, bem como a disseminação do conhecimento. Nesse contexto, os resultados e realizações dos grupos são continuamente monitorados.

Para participar ou formar um novo Grupo de Estudo, é necessário ser um associado da UBQ.
As adesões aos grupos com trabalhos em andamento são avaliadas pelos integrantes já atuantes. No caso de criação de um grupo, deve ser apresentada uma proposta contendo o assunto a ser estudado (que deve estar dentro da área de atuação da UBQ.)

Atualmente, os Grupos de Estudos da UBQ contam com a participação de mais de diversas instituições, dos mais diversos segmentos, como mineração, transporte, serviços, construção civil, saúde,  alimentos entre outros.

Grupo de Estudos

Lean Manufacturing

Grupo de Estudos

Sistema de Gestão Integrado - SGI (NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e ISO 45001)

Grupo de Estudos

Gestão de Segurança Operacional – GSO

Grupo de Estudos

Melhoria Contínua e CCQ

Grupo de Estudos

5S

Grupo de Estudos

Inovação e Métodos Ágeis

Grupo de Estudos

LGPD (NOVO)

Grupo de Estudos

ESG (NOVO)

Núcleo de Estudos

Modelo de Excelência da Gestão – parceria UBQ e FNQ

MEG

Núcleo de Estudos

Núcleo de Estudos Avançados em Educação – NEAED

Núcleo de Estudos

Núcleo de Estudo em Governança Corporativa