UBQ

Case Lean | AngloGold Ashanti: Aumento de Produtividade da Frota de Transporte

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Na mina Cuiabá temos um plano de produção de 1.314 kton/ano de minério e aproximadamente 350 kton/ano de estéril. Analisando o plano de life of mine da mina, observa-se que a mina está aprofundando e a DMT será cada vez mais um ponto crítico para produtividade. O foco deste trabalho envolve a melhoria de produtividade das carregadeiras e caminhões que são de responsabilidade da gerencia de mineração, com uma produtividade de 35 t/h o projeto almeja por meio de melhorias operacionais o alcance de 39,5 t/h.

CAUSAS DO PROBLEMA

O problema aqui discutido é uma consequência do aprofundamento da mina e da necessidade de suprir o aumento da distância percorrida com melhorias eficientes e com baixo custo.

ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA

Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária.
Programar limpeza das gavetas das rampas principais
Orientar supervisor / auxiliar de umidificação de material após detonação a realizarem Inspeção prévia da frente e comunicar as anomalias, antes do envio da CG e CW’s
Definir a viabilidade da utilização de Stockpile em função do volume de material gerado nas frentes de Lavra (Tonelada mínima para viabilizar a utilização)
Estudar a possibilidade de novos pontos para depósito de estéril  (levantar a capacidade em toneladas dos pontos de tombo)
Realizar manutenção das pistas
definir padrão para dimensionamento da frota mensal para atender o plano de produção.
Verificar a execução dos projetos de desenvolvimento (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) e sua aderência ao projeto típico de padrão dos pontos de carga
Executar projeto típico aos novos projetos (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura)
Analisar e indicar a melhor combinação CG x concha x CW para as frentes de minério
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avarias (abastecimento antes do início do turno, redirecionamento para inspeção e abastecimento em caso de filas, etc.)
Aplicar projeto típico com definição do padrão (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) aos novos projetos de desenvolvimento
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 lig (encaminhar para Wagner de carvalho)
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realces (para programação de julho – 7 GAL, 10.2 GAL, 10.2 BAL, 16 SER, 17 SER)
Estabelecer comunicação imediata de anomalia pelo operador de CG para o CCO e operadores CW – reunião formal de divulgação e acompanhamento no CCO
Estabelecer o tempo de espera máximo em fila  para informar ao CCO (15 MIN)
Melhorar utilização do tracker e parte diária para apontamento
Orientar supervisor / auxiliar a realizarem Inspeção prévia da frente e comunicar as anomalias após detonação, antes do envio da CG e CW’s
Orientar supervisor / auxiliar a realizarem Inspeção prévia no início do turno antes do envio dos CWs para os realces.
Analisar o payload e mudança do método padrão de carregamento (nº conchadas x tonelada)
Validar e comunicar com chefes de área a obrigatoriedade da utilização do projeto típico (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura)
Fazer projeto típico com definição do padrão dos Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura.
medir o tempo de deslocamento com pista livre
Incluir compra de máquina para substituição da MN003 no Capex 2017.
Mapear e priorizar áreas para recuperação de seção de desenvolvimento
Solicitar aprovação de mudança no layout da seção do desenvolvimento para aumento da altura da galeria (novos projetos)
Marcar as áreas para readequação do desenvolvimento priorizadas pela infraestrutura
Desenvolver projeto com passing bay nas rampas
Levantar investimento necessário para implantação do ponto de apoio das carregadeiras (ver ação 14)
Analisar caminho para passagem de tubulação de combustível do N11 para N17
Analisar levantamento topográfico já levantado e verificar necessidade de adequação
Identificar seções  não levantadas para Topografia
Realizar levantamento topográfico dos trechos com as seções
Criar procedimento de não aceite de desenvolvimento
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de área
LHD de 22 t
Criar sistema de Gestão de Pistas
Mudança no Plano de Transito
Modificação do material de forro de pista

SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS

Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária.
Criar pontos para depósito de estéril  (levantar a capacidade em toneladas dos pontos de tombo)
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avarias (abastecimento antes do início do turno, redirecionamento para inspeção e abastecimento em caso de filas, etc.)
Aplicar projeto típico com definição do padrão (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) aos novos projetos de desenvolvimento
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 lig
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realces (para programação de julho – 7 GAL, 10.2 GAL, 10.2 BAL, 16 SER, 17 SER)
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de área
Criar sistema de Gestão de Pistas
Mudança no Plano de Transito
Modificação do material de forro de pista

PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO

AçõesComo
Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária.Aplicando solução SmartMine UG na mina toda com comunicação Wi-Fi
Criar pontos para depósito de estérilIdentificar e adequar local para tombo de estéril
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avariasOrganizar abastecimento e orientação de prioridades nas ações
Aplicar projeto típico com definição do padrãoPlanejar e escavar as galerias com novo layout
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 ligDefinir local e atividades a serem realizadas no local
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realcesCalcular de acordo com distancias velocidade e tempo de ciclo.
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de áreaDividir mina em partes definindo os responsáveis por cada área
Criar sistema de Gestão de PistasFormar equipe e orientar suas tarefas turno a turno
Mudança no Plano de TransitoInstalar placas e garantir aderência dos funcionários
Modificação do material de forro de pistaEstudar e aplicar melhor qualidade no forro da pista de rolagem

GANHOS OBTIDOS

O projeto conseguiu por meio das melhorias implementadas o aumento da produtividade da frota de transporte de 35 em junho/2016 para 38 t/h em setembro/2017 com isso a mina pode retirar um caminhão da frota que tinha um custo de R$ 300.000,00 por ano de manutenção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comments are closed.