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Um Guia Rápido sobre Lean Manufacturing

O Lean é uma filosofia que propõe a realização de qualquer atividade livre de desperdícios (humanos, materiais e financeiros), de forma sistemática e contínua. Surgiu no Japão, na década de 1950, depois que as indústrias foram quase dizimadas na Segunda Guerra Mundial. Após a Guerra, o Japão estava devastado, então a Toyota se viu em uma situação de não poder produzir em massa, já que a produção automobilística carecia de grandes pátios para armazenamento de estoque, além de grandes investimentos. Tudo isso, impossível em um momento pós-guerra.

Mas nem tudo estava perdido: os gestores e engenheiros da empresa inovaram e conseguiram criar um novo sistema de produção, que consistia em uma produção enxuta, sem desperdícios, perfeita para o momento ao qual a empresa e o país passavam. A Toyota foi pioneira na aplicação da filosofia Lean, que até então era chamado de Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), o que garantiu uma maior competitividade na fabricação de veículos. Com o passar do tempo, mais indústrias japonesas viram os resultados e aderiram à filosofia Lean, possibilitando que o Japão se restabelecesse economicamente.

O tempo passou e em 1990 foi publicado um livro chamado “A Máquina que mudou o Mundo” por três autores norte-americanos: James Womack, Daniel Jones e Daniel Ross. Nessa publicação, os autores mencionavam o termo “Lean Manufacturing”, que nada mais era que os conceitos e ferramentas do TPS (Sistema Toyota de Produção).

Hoje, a Toyota é exemplo de processos enxutos e com alta performance; conseqüentemente, tornou-se uma empresa benchmarking. A partir de então, o Lean foi disseminado para os mais diversos ramos de atividades industriais, comerciais e de serviços no mundo.

Conheça os Cinco Princípios do Lean, que devem ser estudados dentro de qualquer processo

  • VALOR – É o produto/serviço que o cliente está disposto a pagar (deve estar bem definido e claro para todas pessoas envolvidas em todos os níveis do processo);
  • CADEIA DE VALOR – Atividades dentro do processo necessárias para formar o valor (identifique as atividades no processo que agregam valor, não agregam valor, não agregam valor mas são necessárias ao processo. Elimine ou reduza as que não agregam valor ao produto final);
  • FLUXO – Sequência de atividade para formar o valor (o fluxo deve ser contínuo, rápido e com todas as atividades balanceadas entre si e sincronizadas com a demanda do cliente);
  • SISTEMA PUXADO – Como o processo se comporta perante pedido do cliente (deve-se fazer apenas o solicitado pelo cliente – interno ou externo ao processo – com segurança, qualidade, no tempo, na quantidade e custo previsto);
  • PERFEIÇÃO – É a busca contínua e sistêmica para a remoção de todos os desperdícios dentro de um processo produtivo ou administrativo, através do envolvimento de todos os participantes do processo.

Conheça os Sete Desperdícios do Lean, itens que não agregam valor para o cliente e que devem ser identificados e eliminados

Lean - Sete Desperdícios

Como obter resultados efetivos com o Lean

Como dito no início deste artigo, o Lean busca a redução e eliminação de desperdícios de qualquer atividade, gerando mais produtividade e competitividade para a empresa. Mas como fazer isso?

É importante ter em mente que para resolver os problemas é preciso investigar aonde eles acontecem, por isso, conhecer bem os processos da organização é fundamental. Ouvir de quem trabalha no operacional também faz toda a diferença. Todos em sinergia para aumentar a produtividade da empresa. A implantação do Lean requer conscientização de todos, do gerencial ao operacional, para garantir que a mudança seja completa na estrutura da empresa.

Não é fácil, mas com toda a equipe focada nos mesmos objetivos, é possível colher bons frutos.

Aprenda conosco a implantar o Lean e torne sua organização mais produtiva

A UBQ desenvolveu uma trilha que vai ensinar você a implantar o Lean por meio de uma metodologia científica: o Learn by Doing. Este formato permite que os participantes aprendam fazendo, já que a trilha é realizada em uma organização associada, utilizando um de seus processos para praticar os conceitos aprendidos durante exposição da parte teórica.

Gostou? Ajude a divulgar o trabalho da UBQ.

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