Especialmente no momento que enfrentamos, é preciso também abraçar as pequenas iniciativas. A UBQ, em parceria com empresas associadas, incentiva através de eventos, cursos e workshops, a difusão de conhecimento sobre práticas da Qualidade nas empresas.
Exemplos destas iniciativas são os Grupos de Estudo, criados para que representantes de diferentes setores possam debater sobre temas ligados à Gestão da Qualidade, compartilhar experiências, adquirir mais conhecimentos e levar novos aprendizados para dentro das empresas.
O IEL, instituição pertencente ao Sistema FIEMG, por meio do seu Projeto FIEMG Competitiva, estabeleceu uma parceria com a UBQ, antes mesmo do cenário de pandemia, no intuito de promover maior integração entre as duas instituições. Uma das iniciativas desta parceria foi expandir os Grupos de Estudo para o interior de Minas Gerais, atingindo pólos e regiões nas quais estão localizadas empresas onde o projeto atua, especialmente as pequenas indústrias, setor indispensável para mover a economia do nosso País. Com isso, surgiu o Grupo de Estudos Qualidade e Competitividade – Triângulo Mineiro.
Durante o 2º semestre de 2020 foram realizados 9 encontros do Grupo de Estudos, com a participação de 12 empresas e 18 profissionais envolvidos. O Primeiro workshop teve enfoque em empresas da região do Triângulo Mineiro, e abordou temas como PDCA e Ferramentas da Qualidade, demandas muito recorrentes na área da Melhoria.
Duas grandes empresas referências em seus setores de atuação, com muita experiência em compartilhar experiências, foram as âncoras desse projeto, a ponte entre o conhecimento adquirido com as empresas menores: a Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá – COMIPA, representada por Eduardo Souza Coordenador do Sistema de Gestão e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM, por Rafael Alves, Coordenador de Engenharia de Produtos “Participar do grupo de estudos Qualidade e Competitividade do Triângulo Mineiro foi uma grande honra. Compartilhar boas práticas de gestão que possam ser úteis ao desenvolvimento da nossa região foi algo muito gratificante, principalmente ao ver algumas indústrias já colocando a mão na massa.” Rafael Alves – CBMM “Nesses 5 meses de trabalho, buscamos conectar as mais diversas empresas, segmentos e profissionais em um “hub de gestão”, com muito aprendizado, bom humor e foco em poder agregar no crescimento profissional de cada membro do grupo e nos resultados das organizações.” Eduardo Souza – COMIPA.
Para Thadeu Chaves, representante do setor de Projetos para Indústria do IEL, o encontro foi positivo tanto por proporcionar muito conteúdo aos associados da UBQ e para as empresas que participam do “FIEMG Competitiva”, quanto por abrir espaço para a criação do Grupo de Estudos Qualidade e Competitividade. “Os principais ganhos foram relacionados ao conteúdo compartilhado, o conhecimento principalmente através da prática sobreposta à teoria. Os ensinamentos não se ativeram apenas ao conceito.” Thadeu Chaves – IEL / SISTEMA FIEMG. Chaves afirma que para 2021, a meta é ampliar a iniciativa para outras regiões, e “conseguir desenvolver outros projetos em parceria com a UBQ, como consultorias e intervenções presenciais nas empresas.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!