A UBQ celebra a melhoria contínua em um grande encontro de equipes de alta performance
A 10ª edição foi comemorativa e teve atividades presenciais
Mais do que reunir a comunidade da qualidade no evento brasileiro mais relevante sobre o tema, O Grande Encontro – Equipes de Alta Performance 2022 renovou o otimismo e a “vontade de fazer”, de seguir em frente buscando a melhoria contínua nas organizações. Em sua 10° edição, a UBQ (União Brasileira para a Qualidade) realizou o evento em formato híbrido, afinal o desejo de interagir, reencontrar e fazer novos contatos é inegável em um contexto pós-pandemia. Nos dias 25 e 26 de outubro as atividades foram realizadas on-line, já o dia 28 foi presencial no teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre os participantes, estiveram profissionais, líderes empresariais, especialistas, estudantes e equipes de vários segmentos.
Essa foi uma edição especial, isso porque O Grande Encontro completa 10 anos e a UBQ celebra 40 anos de trabalho. Já são quatro décadas promovendo a transformação das organizações e da sociedade por meio da difusão dos conceitos e das práticas de gestão e da qualidade, com base em metodologias, técnicas e por um processo contínuo de colaboração em rede.
Eventos como O Grande Encontro compartilham conhecimentos já testados e aprovados. Nessa transferência de saberes, todos ganham: organizações, equipes, fornecedores, clientes e sociedade. Afinal, ideias inovadoras dão perspectivas para a solução de problemas, tornando-se ferramentas úteis para aumento da competitividade e produtividade.
Em seu discurso de abertura, o presidente da UBQ, Ricardo Guimarães, destacou que o mundo evolui, se transforma. “As organizações e as pessoas são elementos propulsores dessas mudanças, adaptando-se aos novos desafios, e inovando em prol do desenvolvimento de organizações mais competitivas, colaborativas e de uma sociedade mais qualificada e justa. Nesse processo, possuímos um importante papel de conexão entre organizações e profissionais para que juntos superem os desafios e criem oportunidades de crescimento. De forma eficiente, íntegra e ética contribuímos para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, pontuou.
Nos dois primeiros dias, foram apresentadas, com vídeos criativos e didáticos, as práticas de organizações renomadas de diversos setores do mercado e que utilizaram as técnicas e as metodologias da qualidade LEAN, GMC e CCQ em seus processos para torná-los mais eficazes e produtivos. Os 38 projetos foram desenvolvidos por equipes das seguintes organizações: Aços Macom, Anglo American Brasil, Bradesco Seguros, CBMM, COMIPA, CSN Mineração, Delp Engenharia, Elis Brasil, Ferro+ Mineração, Fundação Ezequiel Dias, Gerdau, Incofios, JMN Mineração, Satis, Soluções Usiminas, S Riko Automotive, MRS Logística, TSEA Energia, Vale, Vilma e VLI.
Em clima de muita emoção e expectativa, com auditório diverso e lotado, o terceiro dia do evento, foi o animadíssimo grande reencontro. Os participantes contaram com conteúdo riquíssimo e inspirador, abordado por especialistas e profissionais em diversas áreas, em momentos de troca de experiências. Cientes do papel transformador, a UBQ inseriu, nessa edição comemorativa de 2022, uma novidade: o início da jornada de duas novas categorias de projetos de melhoria, a de 5S e a de Métodos Ágeis. Nesse primeiro ciclo essas novas categorias não foram premiadas.
OS CAMPÕES – EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Os nove projetos finalistas foram reexibidos durante a programação do evento presencial e no encerramento foi revelada a colocação dos premiados. Todos os projetos apresentados merecem reconhecimento, sendo os premiados:
CATEGORIA LEAN
Campeão: VALE – Projeto “Dispositivo de extração de rolamentos de sopradores de locomotivas”.
Segundo colocado: VLI Logística – Projeto “Manutenção de EGPS”.
Terceiro colocado: CSN Mineração – Projeto “Reduzir paradas na britagem secundária por contaminantes metálicos”.
CATEGORIA GMC
Campeão: CBMM – Projeto “Otimização da redução de fósforo, minimizando perdas de nióbio”
Segundo colocado: VALE – Projeto “Redução das horas de paradas operacionais (HPO) do modo deslocamento de composição – descarregamento do terminal marítimo de ponta da madeira”.
Terceiro colocado: Gerdau – Projeto “Redução de perdas por má formação de espiras de fio-máquina em bitolas finas laminadas em alta velocidade”.
CATEGORIA CCQ
Campeão: Pif Paf – Projeto “Eliminando perdas”.
Segundo colocado: VALE – Projeto “Puxa Fácil – Troca do alimentador”.
Terceiro colocado: MRS Logística – Projeto “Aumentar performance da atividade de substituição de assoalho total bipartido de vagões GDT na oficina de vagões do horto florestal grupo ‘fora da caixa’
A UBQ termina O Grande Encontro 2022 planejando a próxima edição do evento para outubro de 2023.
Acompanhe os canais de comunicação da entidade. Toda a programação prevista para Semana da Qualidade, nos dias 7 a 11 de novembro, minicursos, workshop, e palestras. Participe!