As ferroligas são insumos utilizados na produção do aço na Aciaria de uma usina siderúrgica para a correção da sua composição química. O custo com estes insumos afeta diretamente o custo do aço bruto, correspondendo a cerca de 5% do custo total (no caso da Gerdau Ouro Branco) impactando fortemente a margem de lucro das empresas, por isso, é necessário controlar sua utilização e reduzir desperdícios.
O desafio do projeto “Redução do Custo com Ligas na Aciaria da Gerdau Ouro Branco” foi reduzir este custo em 2% do valor base (cerca de R$4.800.000,00) entre os meses de janeiro a dezembro/2016, mantendo a qualidade dos produtos e sempre com segurança. O estudo aprofundado do processo foi a forma escolhida para atacar este problema e para atingir o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia seis sigma e escolhida uma equipe multidisciplinar composta pelas áreas de Aciaria, Suprimentos e Engenharia de Produtos.
Utilizando ferramentas como Matriz GUT, 5W2H e Brainstorm, o grupo solucionou o problema obtendo os seguintes benefícios:
- Ganho financeiro da ordem de R$8.600.000,00 no ano, excluindo os ganhos obtidos por aumento do teor de manganês do gusa e redução dos preços das ligas;
- Aprendizado sobre as variáveis que interferem na qualidade e custo durante o vazamento do aço e como controlá-las de modo a ter os melhores resultados neste processo;
- Maior controle do vazamento do aço (ordem de adição das ligas correta, menor passagem de escória, automatizações, etc.), permitindo que esta tarefa seja feita de forma mais segura;
- Aprendizado sobre o funcionamento do mercado de ferroligas;
- Interação entre equipes de áreas diferentes, mostrando que a diversidade de visões e opiniões leva à resultados superiores.
A descrição detalhada do projeto, plano de ação, soluções implementadas você poderá conferir no dia 23/05, durante o Grande Encontro 2018. Confira a programação completa e faça sua inscrição agora, clicando aqui.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!