UBQ

“Programa Mão na Massa” da Vilma Alimentos estimula capacitação e desenvolvimento de funcionários de todos os setores

Iniciativa vai oferecer como prêmio ao grupo vencedor uma vaga para O Grande Encontro – Equipes de Alta Performance 2022. 

Com uma sólida trajetória de 95 anos na indústria alimentícia, a Vilma Alimentos é uma empresa associada à UBQ que continua sempre prezando e buscando soluções que desenvolvam pessoas e tragam bons resultados à empresa. E a partir dessa premissa foi criado o Programa Mão na Massa, que tem por objetivo geral desenvolver funcionários por meio de participação em grupos de melhorias. 

Três grandes pilares norteiam essa iniciativa: diversidade para mostrar que todos possuem suas semelhanças e diferenças; inclusão para respeitar e acolher a opinião dos demais; e visibilidade para os funcionários desenvolverem seu potencial e criarem ideias inovadoras em busca da solução de um problema, dando voz àqueles que participam diariamente do processo e nem sempre expõem seu ponto de vista. 

O programa consiste na formação de grupos de 5 a 8 funcionários de diversos cargos, já inscritos de maneira voluntária, que se reunirão regularmente para solucionar um problema através das ferramentas da qualidade. As ferramentas escolhidas são a MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, CCQ – Círculos de Controle da Qualidade e o PDCA – Plan, Do, Check and Act. Foi realizado um benchmarking em empresas que aplicam estes métodos, e observou-se a ótima aceitação e o entendimento por todos os funcionários, além dos grandes resultados obtidos com o uso dessas ferramentas. 

Lançamento “Programa Mão na Massa” – Vilma Alimentos | Foto: MPerez

Apesar do Programa Mão na Massa estar ainda em fase de treinamento dos grupos, as expectativas já são altas: a empresa percebeu a equipe muito motivada a participar e aprender com a experiência, que em seu primeiro ano já conta com 54 grupos inscritos e mais de 300 pessoas envolvidas. “Pessoas nos procuram o tempo todo para tirar dúvidas, contar alguma experiência que já tiveram com CCQ. Os grupos até fizeram vídeos convidando outras pessoas a participarem”, conta Daise Felícia da Costa, Gerente de Recursos Humanos, da Vilma. 

Lançamento “Programa Mão na Massa” – Vilma Alimentos | Foto: MPerez

Daise aponta como alguns dos diversos benefícios, o aumento da produtividade, redução de custos, melhorias em segurança e ergonomia e, claro, o desenvolvimento das pessoas. A gerente também reforça a importância da alta direção e das lideranças no processo de desenvolvimento e implantação e no sucesso do programa, uma vez que a iniciativa surgiu a partir da demanda da presidente da empresa.

Juntamente com a Diretoria, as lideranças serão responsáveis por dar todo o suporte necessário aos grupos em todas as fases. Facilitadores de todas as áreas receberam treinamento, e foi definido um comitê para validar as regras do programa, analisar os projetos e resultados. Uma vez ao ano serão realizadas mostras internas para eleger os três melhores projetos, e todos os participantes destes grupos serão premiados. O destaque vai para o grupo vencedor, que terá a oportunidade de inscrever seu projeto no Grande Encontro 2022, promovido pela União Brasileira para a Qualidade – UBQ.“A UBQ fez parte desse trabalho, por meio da capacitação em “CCQ – Círculos de Controle da Qualidade e Ferramentas da Qualidade. Além disso, a entidade nos proporcionou uma rede de relacionamento muito importante para essa fase de implantação. Fizemos muitas trocas com os associados e recebemos apoio com a disponibilidade de materiais e os treinamentos. Mas o apoio maior vem nas conversas que temos nos “corredores”. Temos uma relação muito transparente com a UBQ e deixamos claro que tudo que aprendemos nos treinamentos vamos multiplicar internamente.” 

(Daise Felícia da Costa, Gerente de Recursos Humanos da Vilma Alimentos)

Comentários

Seja o primeiro a comentar!