A UBQ – União Brasileira para a Qualidade, instituição que atua há mais de 37 anos na difusão dos conceitos e práticas da Qualidade em âmbito nacional, promoveu, durante os dias 29 e 30 de maio, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, O Grande Encontro 2019, o maior evento da área de qualidade do Brasil.
Em sua oitava edição, o evento contou com a apresentação de 25 projetos, divididos entre as categorias Grupos de Melhoria Contínua (GMC), Lean e Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), e 800 participantes de mais de 90 empresas.
Empresas dos mais diversos segmentos marcaram presença, como Andrade Gutierrez Engenharia, Anglo American, AngloGold Ashanti, Aperam South America, Arcor, BRF, CBMM, CENIBRA, Claro Brasil, CNH Industrial, CMOC/Copebrás, CMOC/Niobrás Embraer, Expresso Nepomuceno, Gerdau, Pif Paf, S Riko Automotive, Largo Resources / Vanádio de Maracás e VLI Logística.
Uma novidade dessa edição foram os painéis de liderança, momentos de bate-papo com líderes de grandes organizações, sobre o papel dos gestores para o bom funcionamento de uma empresa.
PAINEL 29/05 – LIDERANÇA PARA RESULTADOS
O painel de abertura do primeiro dia abordou quais são os aspectos fundamentais para uma liderança focada em resultados.
Convidados: Dirceu Evangelista da Silva Pereira – Superintendente de Operações Vallourec Transportes e Serviços
Carlos Alberto Hilário Andrade – Diretor de Recursos Humanos Anglo American
PAINEL 30 /05 – LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS
No segundo painel, os participantes discorreram sobre as competências de um líder transformador e quais as mudanças necessárias nas organizações para o impulsionamento de lideranças transformadoras.
Convidados: Luiz Carlos Costa – Presidente do Conselho de Administração da Pif Paf
Rafael Agnelli Mesquita – Gerente Executivo da CBMM
APRESENTAÇÕES DE PROJETOS – 29/05
CATEGORIA LEAN
APRESENTAÇÕES DE PROJETOS – 30/05
CATEGORIA GMC
CATEGORIA CCQ
PREMIAÇÃO DOS PROJETOS – CATEGORIAS GMC E CCQ
(A categoria Lean é avaliada, mas não é premiada)
CATEGORIA GMC
1º Lugar GMC / VLI Logística – Na VLI Logística, o consumo de combustível representa um custo significativo, e por isso, frequentemente são estudadas iniciativas para reduzir os gastos da empresa. Durante um workshop realizado em 2017, percebeu-se que a utilização de Locomotivas VLI para manobras em outra ferrovia era um dos fatores que contribuiam para essa utilização exagerada de diesel. Diante disto, criou-se um grupo, cujo objetivo era propor iniciativas que solucionassem o problema apresentado. Dentre as soluções que foram aplicadas, a equipe desenvolveu uma metodologia que mensurasse o consumo do diesel, aumentasse sua confiabilidade e rastreabilidade, e implementasse uma gestão mensal do combustível nas locomotivas VLI manobradas em outra ferrovia. Como resultado do projeto, os colaboradores puderam obter uma série de benefícios, como o ressarcimento total dos gastos gerados pelas locomotivas.
2º Lugar GMC / CBMM – A partir de uma análise do histórico de indicadores de consumo específico de insumos do processo de Flotação em 2017, a equipe da CBMM observou uma oportunidade de otimização dos valores médios obtidos e, consequentemente, de redução de custos. Para isso, uma das soluções encontradas foi adequar a análise de processo com foco em performance e consumo específico dos insumos.
3º Lugar GMC / Gerdau – A unidade da GERDAU em Barão de Cocais/MG sofreu um significativo aumento no volume do processo de Laminação a partir de 2016, em decorrência da migração da produção dos perfis de cantoneiras de 12 metros para lá, antes produzidas na unidade do Rio de Janeiro. Durante os anos seguintes, observou-se um maior descarte de sucata decorrente do processamento das cantoneiras, que não eram aproveitadas em sua totalidade. Ao analisar os cálculos dessa produção, a equipe foi capaz de perceber uma oportunidade de melhoria, e decidiu implementar um projeto GMC para aumentar o rendimento dessas cantoneiras. O resultado dessa iniciativa superou as expectativas.
CATEGORIA CCQ
1º Lugar CCQ / Pif Paf Alimentos – A unidade da Pif Paf Alimentos em Leopoldina (MG) observou, entre janeiro e julho de 2018, um descarte de embalagens com resíduos de matérias-primas em algumas de suas linhas de produção. Esse fato ocasionava algumas perdas no processo e afetava o lado sustentável da empresa. Através da implementação do projeto de CCQ pela equipe, foi possível obter resultados satisfatórios para toda a empresa.
2º Lugar CCQ / CENIBRA – Durante uma das etapas da produção de celulose, chamada cozimento e depuração marrom, a equipe da Cenibra percebeu que havia frequentes interrupções do processo produtivo. O principal motivo observado foi o acentuado e prematuro desgaste dos equipamentos, que gerava o baixo rendimento das bombas do sistema de alimentação do Digestor. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de melhoria aplicando a metodologia de Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), que resultou em diversos ganhos para a empresa.
3º Lugar CCQ / VLI Logística – Na operação ferroviária da VLI Logística, para facilitar a recolocação do vagão na linha férrea após um descarrilamento, uma equipe de colaboradores atuava na realização do corte/separação dos vagões. É uma atividade de alto risco para os funcionários, e por esse motivo surgiu a preocupação em criar uma solução para o problema. Por isso, foi desenvolvido um projeto de melhoria que implementou um dispositivo capaz de fazer o trabalho antes realizado por força humana, e assim, eliminar o risco de acidentes.
O evento ainda contou com projetos na categoria pôster que foram expostos na galeria do Teatro Sesiminas. Nesta modalidade, participaram as empresas: Bio-Rad, CBMM, Hospital Madre Teresa, Turbo Brasil e VLI Logística.
A UBQ NÃO PARA!
A UBQ já termina O GRANDE ENCONTRO 2019 planejando a próxima edição evento para Maio/2020.
Acompanhem, nos canais de comunicação da instituição, toda a programação prevista para os próximos meses. São muitas as oportunidades de treinamentos, workshops, cursos e palestras ao longo de todo o ano. Participe. Mantenha-se motivado, apaixonado e comprometido com a qualidade, estando sempre a par das melhores práticas de excelência.