UBQ

Inovando com Agilidade do SCRUM

A Indústria 4.0 e a Transformação Digital estão fazendo as organizações se moverem. Estes movimentos impulsionados pela inerente necessidade de inovar, utilizando tecnologias disruptivas, estão cada vez mais sendo decisivos para garantir a continuidade destas organizações. No entanto, para fazer acontecer estas inovações tecnológicas é preciso também inovar na gestão de projetos, as práticas mais tradicionais de gestão, talvez não sejam, as mais indicadas neste contexto.

Optar pela adoção de um framework Ágil como Scrum nestes de projetos inovação, geralmente complexos e sujeitos a constantes mudanças, é o mais recomendado. Além disto, suas praticas trazem consigo as características da agilidade e seus benefícios, tais como: experimentação, adaptabilidade, flexibilidade, trabalho em equipe, iterações incrementais, dentre outros.

Quando falamos no Scrum, pensamos muitas vezes, que ele apenas funciona para um projeto, com uma equipe, realizando entregas incrementais nos sprints. No entanto, o Scrum pode também ser escalado e utilizado para grandes projetos de inovação com várias equipes, esta pratica foi chamada originalmente de Scrum of Scrum. Neste contexto as equipes efetuam entregas de produtos em escala. Existem atualmente outros frameworks que utilizam o Scrum como fundamento: Nexus (uma evolução do conceito do Scrum of Scrum), Spotify Squad, dentre outros para desenvolvimento e sustentação de iniciativas de entrega de produtos em escala.

Grandes empresas mundiais já estão utilizando-se do Scrum e de frameworks ágeis para gerir projetos de inovação em desenvolvimento de software e outros produtos de diversos segmentos de mercado tais como: manufatura, construção civil, marketing, etc. Grande parte dos líderes de negócios, já conhecem e atuam com equipes ágeis de inovação. Existem ganhos significativos, neste uso, tais como: aumento na produtividade, redução do Time To Market, qualidade, redução de riscos e engajamento da equipe, dentre outros.

Adotar uma abordagem Ágil em escala para inovar, contando com várias equipes, nos tempos atuais pode ser um diferencial bastante interessante, torna a organização mais adaptativa e mais competitiva em um mercado cheio de inovações, startups, incertezas e atitudes inesperadas advindas de vários setores e locais no mundo.

Portanto, tenha em mente, que quando se fala em Scrum e Ágil, fala-se em frameworks já bastante consolidados e testados principalmente na área de TI que o utiliza com mais intensidade em desenvolvimento de software, mas que também vem sendo utilizado com êxito e como diferencial competitivo, em outras áreas, tais como: marketing, construção civil, aviação, recursos humanos, manufatura, dentre outros segmentos. Se você não o conhece, considere conhecê-lo, experimente utilizá-lo, aprenda com isto, adapta-se e inove. Fundamental em um mundo em constante transformação, com ciclos de vida de produtos, cada vez mais curtos.

Se você tem interesse em saber mais sobre o SCRUM, no dia 03/05, das 09h às 11h, eu estarei coordenando o evento “Debate UBQ – Seja Ágil com o SCRUM”. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

(foto por Freepik.com)

SOBRE O AUTOR


FOTO SERGIOSÉRGIO MOTTA

SCRUM Coach autônomo e especialista III em provedor de serviços de TIC, possuindo mais de 30 anos de experiência em empresas privadas e públicas, nacionais e multinacionais de TI com atuações na Gestão de Serviços, Projetos, Melhoria Continua. Certificado em ITIL Expert, ITIL Service Manager, SCRUM Coach, SCRUM Master, DevOps Coach, COBIT, Scrum Fundamentals e Six Sigma Yellow Belt. Formado em Administração, MBA Executivo em Governança de TI e pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações, Administração de Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Estudioso, pesquisador e implementador de práticas inovadoras de gestão e estruturação organizacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!