Uma equipe da VLI observou que, durante as operações de carregamento de navio (CN), a emissão de particulado era constante impedindo a visibilidade em torno das operações. Formavam-se névoas que cobriam toda a rota, ocasionado a paralização da operação. Esta névoa criava condições favoráveis para vários riscos, como explosão, incêndio, batida da tromba no navio, queda e tropeço de pessoas entre outros. Após a coleta de dados na área, o problema foi priorizado conforme matriz GUT, sendo ele: Emissão de particulado na rota de embarque.
A emissão de particulado pode ser ocasionado pela característica do produto (grãos ou açúcar); ou pelo método operacional desfavorável, pois na queda as partículas se desprendem formando as nuvens impedindo a visão do operador; ou pela falta de um sistema de aspersão na rota; ou por problemas nos filtros cartuchos que ficam saturados diminuindo sua eficiência.
Utilizando ferramentas da Qualidade, a Equipe elaborou um plano de ação que foi implementado e não só solucionou o problema, como gerou outros diversos ganhos como:
Diminuição dos custos com limpeza industrial em 40% na rota; Aumento da vida útil dos filtros de cartuchos na rota de embarque (antes: duração de 1 mês / depois: duração 3 meses); Redução dos riscos de acidentes no entorno das operações de embarque (redução na matriz de risco do terminal, antes o risco era inerente e depois passou para residual); Visão total do operador de carregador de navio (CN) durante a atividade e Satisfação de todos os envolvidos da empresa.
Os detalhes deste projeto você poderá conhecer durante a apresentação da VLI no dia 23/05, no Grande Encontro. Participe! Confira a programação completa e faça sua inscrição agora, clicando aqui.
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