DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Em 2017, o SEBRAE conviveu com oscilações de disponibilidade na Central de Atendimento para acolher seus clientes com a qualidade requerida. O SEBRAE teve que adotar diversas estratégias para atingimento das metas internas (Quantidade de Clientes Orientados), o que afetou o nível de serviço do atendimento pelo fato dos processos internos não estarem adequados para uma maior disponibilidade e consequente qualidade na experiência do cliente no atendimento. Os focos do projeto são: reduzir o tempo de atendimento, propiciando ao cliente uma melhor experiência e qualidade superior.
CAUSAS DO PROBLEMA
- Falhas no Processo de vendas;
- Lentidão da Ferramenta SIV (Sistemas de Vendas);
- Falta de Registro de Atendimento Padronizado;
- Registro de Informação Incorreto (Base SIACWEB);
- Falha no Processo de Inscrições Gratuitas.
ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
- Limitar quantidade de inscrições em eventos e de inscritos por ligação.
- Inserir nome dos eventos no SIV ou Inserir informações dos eventos no SIV
- Retirar visualização de eventos com bloqueio no SIV
- Padronizar forma de busca no SIV – botão expandir/recolher
- Treinamento para manuseio do SIV
- Indicar ao cliente fazer inscrições e pesquisas da programação no SITE
- Indicar nas divulgações o SITE para inscrições ao invés do 0800
- Indicar ir ao PA caso o cliente não tenha e-mail ou dificuldade para realizar pela internet
- Enviar link de passo a passo, não acompanhar o cliente em linha (validar com o cliente)
- Mapear e padronizar fontes de passo a passo a ser enviado
- Solicitar ao cliente autorização para enviar DAS por e-mail em casos extremos (cliente que não consegue acessar com as orientações)
- Desmembrar assuntos do RI (para RI´s que estejam muito extensos)
- Encaminhar RI “errado” para o suporte solicitar alteração Informar por e-mail RI que for retirado do siac
- Informar quando RI foi atualizado
- Resumir informações do RI (que são muito extensos)
- Revisar forma de atendimento informado no RI de cada cidade (agendado ou espontâneo)
- Levantamento de PA que não tem agenda aberta no SIV ou adotar mesma medida do bloqueio
- Levantamento de PA que formaliza se Oficina MEI
- Adotar Planilha Padronizada (conforme proposta da assistente do atendimento)
- Reunir todas as planilhas para alimentar a matriz Conclusão objetiva
- Registrar apenas nº contrato no registro de conclusão
- Registrar apenas nome do evento, nº da turma e nº contrato no registro de conclusão
- Inserir apenas nº workflow no registro de conclusão
- Quando precisar de consultar workflow enviar para o Suporte consultar
- Revisar necessidade de colocar informações no canhoto do comprovante de pagamento
- Revisar a necessidade de salvar o contrato na rede
- Ver com o financeiro para inserir endereço do evento no contrato
- Não realizar inscrição em eventos bloqueados no SIV
SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS
- Limitar quantidade de inscrições em eventos e de inscritos por ligação. (Usar suporte para mais de 1 inscrito / mais de um evento);
- Padronizar forma de busca no SIV – botão expandir/recolher;
- Indicar ao cliente fazer inscrições e pesquisas da programação no SITE;
- Não realizar inscrição em eventos bloqueados no SIV;
- Adotar Planilha Padronizada (conforme proposta da assistente do atendimento);
- Registrar apenas nome do evento, nº da turma e nº contrato no registro de conclusão;
- Inserir apenas nº workflow na conclusão;
- Revisar necessidade de colocar informações no canhoto do comprovante de pagamento;
- Revisar a necessidade de salvar o contrato na rede.
PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO
- Limitar quantidade de inscrições em eventos e de inscritos por ligação. (Usar suporte para mais de 1 inscrito / mais de um evento);
- Padronizar forma de busca no SIV – botão expandir/recolher;
- Indicar ao cliente fazer inscrições e pesquisas da programação no SITE;
- Não realizar inscrição em eventos bloqueados no SIV;
- Adotar Planilha Padronizada (conforme proposta da assistente do atendimento);
- Registrar apenas nome do evento, nº da turma e nº contrato no registro de conclusão;
- Inserir apenas nº workflow na conclusão;
- Revisar necessidade de colocar informações no canhoto do comprovante de pagamento;
- Revisar a necessidade de salvar o contrato na rede.
GANHOS OBTIDOS
- TMA – média de 6:47 minutos (antes era 7:38) – reduziu 11%;
- TME (165 -> 62 segundos), atendidas (proporção de 79% -> 92% das recebidas) – reduziu 62%;
- Abandonadas e callback (respectivamente 109 -> 36 e 76 -> 27) – reduziram 67% e 65%;
- Pausa conclusão e vendas reduziram respectivamente 9%, 30%;
- Pesquisa de satisfação – impacto tímido (60% -> 61%) – Contramedida: vamos incluir uma pergunta para o cliente nos dizer porque pontuou abaixo de 7 na pesquisa do NPS e com a estratificação novas ações serão implantadas. Demanda em andamento junto ao fornecedor.
- Nível de Serviço – (52% -> 72%). Estamos atendendo em média 46 chamadas a mais/dia com NS 20 pontos maior do que período similar em FEV-18.
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