A Bio-Rad é uma empresa especializada em pesquisa, desenvolvimento, produção e serviços para diagnóstico laboratorial no mundo. O laboratório de Controle de Qualidade identificou que os produtos da linha de hemácias exigiam uma grande quantidade de testes sorológicos que demandavam muito tempo para execução. Como os produtos têm curto prazo de validade, a produção é acelerada visto o prazo de envio aos clientes, o que demandava mais agilidade da equipe para testar e aprovar os produtos para o estoque. Além disso, havia uma despesa relativamente alta com reagentes e consumíveis importados da matriz em Cressier, na Suíça e com reagentes adquiridos em empresas concorrentes para a realização dos testes sorológicos.
Utilizando as ferramentas do Lean Manufacturing como VSM, SIPOC e Gráfico de Pareto, a equipe de Controle de Qualidade verificou que alguns testes não estavam agregando valor ao processo. Após identificarem corretamente as causas do problema, a equipe desenvolveu um plano de ação e o projeto iniciado em Janeiro de 2017 foi finalizado em Outubro do mesmo ano com os seguintes ganhos:
- Redução de Tempo de Ciclo dos Testes (Cycle Time) e de Controle de Qualidade dos Produtos da Linha de Hemácias: 37%;
- Redução de Custos com Reagentes Importados (Antissoros e Consumíveis): 20%;
- Redução de Custos com Reagentes de Concorrentes: 100%
- Total de Redução de Custos do Laboratório de Controle de Qualidade: 26.5% (correspondente ao valor anual de aproximadamente R$ 150.000,00)
A descrição detalhada do projeto, plano de ação e soluções implementadas você poderá conferir no dia 22/05, durante o Grande Encontro 2018. Confira a programação completa e faça sua inscrição agora, clicando aqui.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!