UBQ

VLI aumentou em 44% a produtividade do seu Laboratório Químico com projeto de Lean

Em 2016, o Laboratório Químico da VLI fez, em média por mês, 400 amostras de óleo motor, 324 amostras de óleo compressor e 215 amostras de água, resultando em uma média ponderada de 364 amostras no mix de produtos (motor, compressor e água). Diante disso, verificou-se que a capacidade produtiva do laboratório seria inferior à demanda do cliente para 2017, que seria de 625 amostras por mês no mix de produtos (motor, compressor e água).

Com isso, seria gerado um GAP de 261 amostras no mix de produtos, não atendendo à demanda do cliente e gerando atraso nas indicações preditivas. Esses atrasos, resultantes da baixa produtividade, poderiam gerar danos nos equipamentos, comprometendo a confiabilidade dos ativos e aumentando custos com manutenção.

Após a identificação das causas do problema, a equipe montou um plano de ação que foi implementado e gerou ganhos como:
Redução do consumo de papel; redução do consumo de panos; organização do local de descarte de resíduos; aumento do tempo sentado de 15% para 52%; redução dos riscos de acidentes; redução dos riscos de quebra de vidrarias; redução de 50% do tempo de ciclo total; redução de 72% do lead time; melhoria dos processos; redução de 9,4 Km por mês de movimentação e transporte; eliminação do processamento excessivo; aumento de 44% da capacidade produtiva; redução de 66% do orçamento; melhoria das condições de trabalho.

O projeto, na íntegra, você terá a oportunidade de conhecer durante O Grande Encontro 2018. Se você deseja assistir, compareça ao evento e faça sua inscrição na secretaria

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comments are closed.