UBQ

Superação de Desafios para Formação de Equipes de Alto Desempenho

Objetivo:

Aperfeiçoar o nível de competência intra e interpessoal dos participantes desenvolvendo habilidades para que os mesmos consigam superar os desafios inerentes ao processo de liderança, favorecendo a criação de equipes de alto desempenho comprometidas com as estratégias definidas para a Organização.

Conteúdo Programático:

A Equipe no Contexto Organizacional
• A era do conhecimento e seus impactos no perfil da organização, do líder e da equipe;
• A equipe como célula de trabalho nas organizações de aprendizagem;
• A gestão do conhecimento e o desenvolvimento das pessoas;
• Requisitos para o modelo de aprendizagem organizacional;
• Aprendizagem em equipe: fatores facilitadores e dificultadores.
O Papel do Líder na Formação e no Desenvolvimento da Equipe;
• O papel do líder em significar uma visão com foco no conhecimento;
• Requisitos do líder para alcançar o melhor desempenho de sua equipe;
• As fases de desenvolvimento de uma equipe;
• Características de uma equipe de alto desempenho;
• Processos de trabalho, alocação de pessoal e definição de metas;
• Gestão de desempenho e plano de desenvolvimento individual.

A Liderança Compartilhada
• O modelo de liderança compartilhada como base da aprendizagem em equipe e alto desempenho;
• A visão compartilhada e seus efeitos sobre o rendimento da equipe;
• Compartilhamento do conhecimento pela equipe;
• Compartilhamento do poder e delegação (empowerment);
• Fatores dificultadores da formação de uma equipe de alto desempenho.

O Papel do Líder na Motivação da Equipe
• Comprometimento por meio da significação da visão;
• Natureza da motivação e significados do trabalho;
• Os níveis motivacionais da pirâmide de Maslow;
• O papel da liderança para estimular a motivação dos membros de sua equipe;
• A crise da motivação dos profissionais da equipe.

Habilidades Interpessoais do Líder: Relacionamento e Comunicação
• Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade nas relações de trabalho;
• Comunicação interpessoal: fatores de influência, decodificação da mensagem, ruídos na comunicação;
• Técnicas e ferramentas de comunicação interpessoal: escuta ativa, paráfrase, estilos de conversação, feedback e abertura;
• Construção de feedbacks: aplicação em estudo de casos.
O Papel do Líder-Coach no Desenvolvimento dos Potencias da Equipe
• A abordagem de coaching de desempenho para desenvolvimento da equipe;
• Competências do líder-coach e aplicação em casos práticos;
• Técnicas de comunicação interpessoal do líder-coach: diálogo e investigação apreciativa;
• O papel do líder-coach na descoberta, desenvolvimento e aplicação do potencial da equipe;
• Aplicação da técnica do coaching em estudo de casos.

Carga horária: 16 horas

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