A Labrunier é a maior produtora de Uvas de mesa do Brasil. O cultivo é realizado em 04 unidades localizadas nas cidades de Casa Nova e Juazeiro, na Bahia e em Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco.
Nos últimos anos, a Labrunier tem aumentado significativamente a sua demanda. Como resultado, para garantir o atendimento das vendas, aumentar o faturamento e sustentar o crescimento do negócio, a empresa percebeu a necessidade de aumentar a sua eficiência operacional (padronização, simplificação e eliminação de retrabalho), aperfeiçoar seus controles e mitigar riscos dos processos, aumentar a qualidade dos processos e o engajamento das pessoas, identificar oportunidades de melhoria e implantar planos de ação para aumento da produtividade e redução dos desperdícios nas operações de colheita manual e packing das uvas, estruturar novos processos operacionais de maneira consistente, simples e racional e reduzir custos para buscar a melhoria do resultado operacional da empresa. Para fazer frente a essa situação, a Labrunier adotou as práticas Lean.
Os principais incômodos enfrentados pela Labrunier para garantir o crescimento do negócio e atender a demanda estavam relacionados a dificuldades de planejamento e controle da colheita, ausência de procedimentos padrão que garantissem a estabilidade e previsibilidade dos processos, falta de organização dos espaços de trabalho, ausência de uma política bem definida de compras e administração de materiais com frequentes rupturas de estoques, variabilidade de performance entre pessoas que realizavam a mesmas atividades em um processo, dificuldades de dimensionamento de equipes para atender a demanda de cada etapa do processos e ausência de indicadores de performance para dar visibilidade aos gargalos das operações e tratativas das oportunidades de melhorias.
Aplicando os conceitos do Lean em seus processos, a Labrunier obteve diversos ganhos, entre os principais:
- Aumento da motivação dos colaboradores e sentimento de pertencimento;
- Redução de cerca de 75% quanto à falta de uva no packing devido à ausência de contentores;
- Estruturação do processo pré-limpeza com melhoria dos aspectos relacionados à ergonomia, redução de problemas de qualidade, maior agilidade no processo e melhoria do planejamento;
- Potencial redução do nível de estoque de matérias-primas em 36%;
- Nivelamento do nível de estoque de caixaria, postos de trabalho organizados, maior autonomia para os operadores;
- Aumento de 38,5% no rendimento da colheita e redução da movimentação desnecessária dos colaboradores;
- Aumento de rendimento de 23% no processo de avaliação da qualidade;
- Aumento de rendimento de 22,74% no processo de packing das uvas.
A descrição detalhada do projeto, plano de ação e soluções implementadas você poderá conferir no dia 22/05, durante o Grande Encontro 2018. Confira a programação completa e faça sua inscrição agora, clicando aqui.
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