(foto: BIOCOR/reprodução)
Na última semana recebemos a triste notícia do falecimento do Dr. Mario Vrandecic, Diretor – Presidente do Instituto Biocor. Muito mais do que uma triste notícia, a morte do Dr. Mario é uma perda significativa para a medicina, de um exemplo de empreendedor e de um competente gestor. Conheci Mario Vrandecic e nos tornamos amigos quando estava na Diretoria Executiva do Instituto Qualidade e Produtividade Minas, o IQPM.
O Biocor foi um dos principais mantenedores do Instituto. Dr. Mario sempre participava das reuniões do Conselho de Administração nos orientando no melhor caminho a seguir. Participou também como juiz do Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), administrado pelo IQPM, analisando os resultados das avaliações conduzidas pelos avaliadores do prêmio e definindo as premiações das candidatas.
O Biocor participou do Prêmio Mineiro da Qualidade, quando Dr. Mario não atuou como Juiz do PMQ, sendo reconhecido com o Troféu do prêmio, o maior reconhecimento para as candidatas. Nesta participação no prêmio tive oportunidade de conhecer com algum detalhe o Biocor e o envolvimento do seu presidente frente à organização. As candidatas ao PMQ sempre encontraram dificuldade em se comparar com outras organizações, uma das exigências do modelo de avaliação utilizado no PMQ. Fiquei surpreso quando Dr. Mario me mostrou centenas de indicadores com os dados de organizações da área da saúde em todo o mundo. Mais surpreso ainda fiquei quando ele me demonstrou profundo conhecimento do que ocorria no mundo e qual era a posição do Biocor frente a todas essas organizações. Dr. Mario estabeleceu no Biocor o lema “a vida como maior valor”. Na verdade, era seu lema.
Todas as manhãs visitava cada paciente internado, buscando saber se estava tudo bem. Presenciei o Presidente dirigir-se a um armário de roupas de cama, apanhar um cobertor, e agasalhar uma senhora que lhe disse que estava com frio. Esse era Dr. Mario, uma pessoa muito humana.
Foi professor na Escola de Medicina da UFMG por 32 anos, preparando os médicos para seu trabalho. Preocupava com a formação do pessoal de saúde para o Biocor. Formava enfermeiros e enfermeiras no hospital e estava constantemente promovendo reuniões com seu corpo clínico para o aperfeiçoamento de cada médico da equipe. O Biocor é também um centro de pesquisa e ensino.
Dr. Mario, vá em paz, com a certeza que o senhor cumpriu com brilhantismo sua missão aqui na terra. Estaremos sempre lembrando do senhor, com saudade e eterna amizade.
Caio Márcio Becker Soares
Conselheiro da UBQ
Comentários
Seja o primeiro a comentar!