(créditos da imagem de fundo: unsplash.com)
Em comemoração aos 100 anos de qualidade (saiba mais aqui), é importante reconhecer o trabalho das pessoas que ajudaram a construir o conceito de Qualidade que temos hoje e prestar uma homenagem a elas. No último artigo, contamos um pouco das histórias de Fayol e Taylor, que introduziram a Qualidade na administração. Dando sequência à história, hoje vamos conhecer a história de Henry Ford e Walter Andrew Shewhart.
Henry Ford (1863-1947) – Empreendedor e engenheiro mecânico, fundador da Ford Motor Company.
Foi o criador da linha de montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo, com menor custo e qualidade superior à que se conseguia na montagem manual, com cada carro produzido individualmente. Suas ideias modificaram todo o pensamento da época. Através delas desenvolveu-se a mecanização do trabalho, a padronização do maquinário, do equipamento e dos produtos.
As práticas adotadas por Ford em suas fábricas são ligadas à concepção teórica de Taylor, revolucionando a indústria nos Estados Unidos e no resto do mundo.
A linha de montagem seriada é hoje utilizada não só nas montadoras de automóveis, mas também em fábricas nos diversos segmentos da indústria. Essa concepção trouxe ganhos relevantes na qualidade dos produtos.
Walter Andrew Shewhart (1891-1967) – americano, físico, engenheiro e estatístico, é conhecido como o “Pai do Controle Estatístico do Processo”. Trabalhou na Western Electric e a partir de 1925 na Bell Telephones Company. Lecionou nas universidades de Harvard, Rutgers e Princeton.
Foi o criador do Ciclo PDCA de Controle e do Controle Estatístico de Processo, suas maiores contribuições. O PDCA é uma filosofia gerencial que até hoje é a base da gestão empresarial. Deming, retratado a seguir, sempre se referia ao PDCA como “Ciclo de Shewhart”. O Controle Estatístico do Processo, atual até hoje, trouxe uma contribuição significativa para o controle preconizado na etapa C do PDCA.
Shewhart escreveu o livro The Economic Control of Quality of Manufactured Product (O Controle Econômico da Qualidade do Produto Manufaturado). Esse livro é considerado o começo da época da qualidade.
Nos próximos dias, contaremos aqui a história de outras pessoas que fazem parte da história da Qualidade. Fique ligado!
Caio Márcio Becker Soares é conselheiro consultivo da UBQ, membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ e do Conselho Empresarial de Produtividade da ACMinas – Associação Comercial de Minas Gerais.
Se você gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais e ajude a UBQ na disseminação da Qualidade!
Comentários
Seja o primeiro a comentar!