Neste momento tão complexo vamos aproveitar seu mindset da qualidade e expandi-lo para um outro campo de visão: o olhar para dentro de si, para a sua alma, aqui definida como o lugar onde se localiza a sua individualidade – seu self, sua pshyché.
Os princípios dos 5S aplicados ao autodesenvolvimento poderão substituir uma caminhada pesada e lenta por um viver com leveza e desembaraço pelos caminhos incertos que na vida se delineiam.
Iniciando pelo senso de utilização, o que é preciso descartar de si? Seus velhos paradigmas enraizados, que um dia foram muito úteis, mas que hoje já se tornaram obsoletos? Comportamentos instalados no piloto automático simplesmente porque um dia foram
recompensadores?
Ao fazer o descarte material, daquilo que não usa e que não tem mais serventia, aproveite esse tempo disponível para rever tudo: móveis, armários, gavetas, “quartinho da bagunça”,etc. Faça-o interrogando-se mentalmente o que realmente quer descartar em si.
E se você usa o consumismo como estratégia para aplacar sofrimentos, é bom que se lembreque o acúmulo torna o ambiente pesado, energia que se transmite ao seu estado mental. Adote a política de comprar só o necessário. Qualquer excesso é prejudicial.
O senso de ordenação nos pede que organize tudo aquilo que restou do movimento anterior. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Esvaziado seu HD interno, como organizar o que ficou? Como organizar formas de pensar e de ser que realmente agreguem valor à sua vida? Aos seus relacionamentos? Que padrões e hábitos produtivos podem ser instalados?
E, a exemplo do PEPS material (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), um hábito inerente à organização interna é o “Primeiro o mais importante”. Capacidade de priorização, ideias ordenadas para a obtenção de melhores decisões. Consciência em tempo real dos seus arquivos internos e de como acessá-los com maestria.
A seguir a prática do senso de limpeza. Limpar tudo do teto ao chão. Verificar eletrodomésticos, computadores, obter deles o melhor desempenho através da indispensável manutenção. Enquanto limpa, reflita sobre o que é preciso limpar na sua alma. Pensamentos indesejáveis que alimentam seu interminável e destrutivo diálogo interno? As amarras a um passado que já se foi e que não há como remendar? As ilusões neuróticas travestidas de sonhos irrealizáveis já que dependem muito mais de uma mudança externa do que de sua própria atitude? Seus rancores e preocupações que vêm se transformando em doenças?
O senso de saúde trata da criação de ambiente sistemicamente saudável: física, mental e emocional. Eliminar fonte de doenças, exercer a prevenção para diminuir a correção. Praticar exercícios físicos, investir no autoconhecimento, cursos, terapia, meditação, etc. O que você precisa buscar prioritariamente como investimento no seu bem-viver?
Finalmente o senso de autodisciplina que mantém todos os anteriores em andamento. Sempre com o foco na melhoria contínua. Do ambiente e de si mesmo – não há como separá-los. Todos os sensos, quando praticados na alma, trazem seu reflexo para o exterior. A disciplina conduz à tão almejada liberdade de escolha. Se você não se dirige, os outros o farão. Sendo dirigido pelos outros, pelo exterior, pelas circunstâncias, você se tornará uma pessoa queixosa, lamuriosa e que se identifica com o papel de vítima.
Então, aproprie-se, a qualquer tempo, da sua prerrogativa de dirigir seu destino liderando sua própria vida. Robusteça sua alma. As recompensas virão.
No próximo dia 09/04, às 16h, estarei em uma live para conversarmos um pouco sobre esse assunto. Garanta sua vaga clicando no link abaixo.
TANIA MARA COSTA LEITE
Psicóloga Organizacional e do Trabalho pela UFMG, Especialista em Segurança do Trabalho, Pós-graduada em Marketing pela FGV e em Engenharia de Produção/Gestão Estratégica da Inovação pela UFSC. Professora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Gestão de Pessoas da Fundação Pedro Leopoldo, Cotemig, Pitágoras. Instrutora de cursos na área de Gestão de Pessoas da Fundação João Pinheiro. Consultora em gestão organizacional e Coach. Autora dos livros “Os sete pecados capitais nas Organizações” e “Ordem e Sucesso – Como obter resultados através do Programa 5S” e coautora do “Vivências – uma aprendizagem efetiva”.
Se você gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais e ajude a UBQ na disseminação da Qualidade!
Comentários
Seja o primeiro a comentar!