DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
- Baixa vida útil dos mandris: “cemitério de mandris”: Aprox. 400 Mandris inutilizados no pátio externo do laminador Custo unitário do mandril: KR$ 100,“Cemitério”: 40 MILHÕES DE REAIS
- Alta incidência de defeitos internos nos tubos: média de 2,4% de índice de sucata longitudinal interno e friso interno;
- Paradas frequentes no sistema de lubrificação de mandris;
- Baixa eficiência dos procedimentos operacionais e baixa disciplina operacional.es adquiridos de empresas concorrentes para a realização dos testes sorológicos.
- Pensando em todas estas questões, o CQ- verificou que alguns testes executados poderiam não estar agregando valor ao processo e partiu em busca das ferramentas de Lean Manufacturing como forma de encontrar soluções para o problema.
- As ferramentas de VSM e SIPOC foram utilizadas como forma de mapear o macro e micro processo de controle de qualidade dos produtos da linha de hemácias e identificar algumas etapas que supostamente não agregavam valor. Ainda, através de um gráfico de Pareto foi possível observar que o laboratório de controle de qualidade representava o centro de custo com gastos mais elevados dentro de toda a manufatura e que dentre estes gastos de controle de qualidade, os reagentes importados eram um dos itens que despendiam de mais gastos.
- Sendo assim, os objetivos foram definidos e a equipe do projeto partiu em busca das causas e da solução definitiva para o problema em questão.
CAUSAS DO PROBLEMA
- Ausência de um processo de recuperação que prolongue a vida útil do mandril (só havia o processo de rebaixamento)
- Não havia padrões para inspeção e recuperação dos mandris em linha;
- Falhas no processo de lubrificação dos mandris: parâmetros de concentração, avaliação da camada de lubrificação
ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
- Para selecionar o problema poderíamos atuar em todo o fluxo de processo: Lubrificação, inspeção e reparo de mandris; melhoria do processo de recromagem ou melhoria da seleção de matéria prima. Por meio das análises foi definido o foco em Lubrificação, inspeção e reparo de mandris. Um plano de ação foi gerado e as principais ações implementadas serão descritas a seguir
SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS
- Desenvolvimento do processo de soldagem + recromagem dos mandris, mantendo o diâmetro
- Definição de critérios e métodos para inspeção e recuperação dos mandris em linha
- Definição dos parâmetros e periodicidade para avaliação da concentração da mistura de lubrificante + Adequação dos planos de limpeza dos bicos e filtros do sistema
PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO
- Desenvolvimento do processo de soldagem + recromagem dos mandris, mantendo o diâmetro;
- Definição de critérios e métodos para inspeção e recuperação dos mandris em linha;
- Definição dos parâmetros e periodicidade para avaliação da concentração da mistura de lubrificante + Adequação dos planos de limpeza dos bicos e filtros do sistema.
GANHOS OBTIDOS
- Redução de 97% da Quantidade de Mandris Sucateados;
- Redução de 68% do sucateamento por LI e FSI;
- Economia com Ferramentas: KR$ 16,552 (ganho anual).
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