UBQ

Case Lean | SATIS: Otimização dos Processos Produtivos

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Solicitar ordem de produção quando se inicia o período de trabalho faz com que a formulação comece tarde. Os auxiliares precisam transferir manualmente as matérias primas de tambores de 200 Kg para baldes para então serem pesados e dosados, gerando demora, problemas ergonômicos e sujeira. Montagem do sistema para filtração demorado pela necessidade de buscar materiais e provoca muita sujeira.

CAUSAS DO PROBLEMA

Falta de sistema de medição de água em um dos reatores; plataforma do elevador de cargas é menor que o palete; falta de sistema de filtração e bomba subdimensionada; falta de bomba de sucção para tambores; ordem de produção gerada por funcionário com outras responsabilidades; plataforma dos reatores é menor que o palete.

ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA

Aplicação de ferramentas do Lean: (Spaguetti Chart para redução de NVAA); Muri – Utilização de ferramentas do Muri para redução de ergonomia); Implantação de ferramenta de Logística (PCP – Planejamento e Controle da Produção), Soluções específicas com utilização de automação em máquinas.

SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS

Aquisição de equipamento para medição de água; aumentar plataforma do elevador; Aquisição de filtro e bomba de transferência; Aquisição de bomba de transferência; Implementar PCP; aumentar plataforma dos reatores 02 e 03.

PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO

Ação Aquisição de equipamento de medição de água Aumentar plataforma – elevador Aquisição de filtro e bomba de transferência Aquisição de bomba de sucção Implementar PCP Aumentar plataforma – reatores 02 e 03.
Responsável Edson  Wharley Fabrício Edson  Wharley Fabrício Edson  Wharley Fabrício Edson  Wharley Fabrício Edson  Wharley Fabrício Edson  Wharley Fabrício
Previsão Setembro Setembro Dezembro Setembro Setembro Setembro
ICE 10 13 8 10 14 11

GANHOS OBTIDOS

  • Para linha de produção 1: Redução em 86% de NVAA; aumento de 14% de VAA; redução em 20% do lead time; aumento em 100% na capacidade produtiva; redução em 88% do risco ergonômico; otimização em 39% do custo operacional.
  • Para linha de produção 2: Redução em 40% de NVAA; aumento de 150% de VAA; redução em 25% do lead time; redução em 41% do risco ergonômico; otimização de 45% do custo operacional;
  • Benefício/Custo: R$297; Payback < 1mês
Comentários

Seja o primeiro a comentar!