A necessidade de controlar os riscos estratégicos e operacionais no ambiente empresarial é uma questão primordial para o sucesso, sustentabilidade do negócio e perpetuidade da empresa.
Com o olhar para esta demanda do mercado, a ISO 9001:2015 traz como requisito normativo a abordagem de riscos e oportunidades, considerando o pensamento baseado em risco em toda sua extensão, para somar à ampliação da visão dos gestores no planejamento dos processos, operacionalização, controle e alcance dos resultados.
A definição de Risco para a ISO 9001:2015 é o efeito sobre a incerteza, ou seja, o desvio positivo ou negativo relacionado ao resultado esperado em um processo, projeto, ou qualquer outro objetivo. A Gestão de Riscos é um processo que identifica, analisa e planeja as ações para evitar situações indesejadas e/ou potencializar oportunidades.
O método a ser utilizado para identificar, analisar, classificar e controlar estes riscos cada empresa deve definir o como fazer da maneira mais funcional para o seu ambiente de trabalho. Para os riscos em nível estratégico (6.1.1), é bastante comum a utilização da metodologia SWOT pela sua objetividade e funcionalidade. Para os riscos operacionais (6.1.2), a aderência maior é a de matrizes como a de criticidade (GUT), FMEA, What If, entre outras.
A versão 2015 da ISO 14001 também traz a abordagem de riscos e oportunidades com o intuito de controlar o desempenho ambiental e prevenir riscos que possam afetar os resultados da organização e prejudicar o meio ambiente.
Promover a incorporação da cultura de gestão de riscos no ambiente empresarial tem gerado muitos ganhos em termos de desenvolvimento de visão sistêmica, sentimento de pertencimento, identificação de oportunidades, engajamento das pessoas e redução de variáveis, impactando na rotina tática e operacional e no alcance de metas.
Portanto, a melhor maneira de implantar a gestão de riscos na sua empresa é conhecer formas diferentes de fazê-la para, então, identificar a metodologia que melhor se aplica à realidade de seu ambiente empresarial, para que seja dinâmico, leve e efetivamente possa somar à gestão do negócio.
A UBQ, por meio de seu Grupo de Estudos – Sistema de Gestão Integrado, promove o Workshop Gestão de Riscos, a ser realizado no dia 19/07. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.
(Créditos da imagem: freepik.com)
SOBRE A AUTORA
THEREZINHA DE MELO RIBEIRO
Engenheira de Produção, Consultora, Instrutora, Coordenadora do Comitê ISO e do Grupo de Estudos Sistemas de Gestão Integrada da UBQ – União Brasileira para a Qualidade, Auditora Líder SGI (NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 45001:2018, NBR ISO 14001:2015, OHSAS 18001:2007), Membro do Comitê Brasileiro CB-25 (atuou na revisão da norma NBR IS0 9001 versão 2015), Especialista no Programa 5S (3 R’s e Coleta Seletiva).
Comentários
Seja o primeiro a comentar!