DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Na mina Cuiabá temos um plano de produção de 1.314 kton/ano de minério e aproximadamente 350 kton/ano de estéril. Analisando o plano de life of mine da mina, observa-se que a mina está aprofundando e a DMT será cada vez mais um ponto crítico para produtividade. O foco deste trabalho envolve a melhoria de produtividade das carregadeiras e caminhões que são de responsabilidade da gerencia de mineração, com uma produtividade de 35 t/h o projeto almeja por meio de melhorias operacionais o alcance de 39,5 t/h.
CAUSAS DO PROBLEMA
O problema aqui discutido é uma consequência do aprofundamento da mina e da necessidade de suprir o aumento da distância percorrida com melhorias eficientes e com baixo custo.
ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária. |
Programar limpeza das gavetas das rampas principais |
Orientar supervisor / auxiliar de umidificação de material após detonação a realizarem Inspeção prévia da frente e comunicar as anomalias, antes do envio da CG e CW’s |
Definir a viabilidade da utilização de Stockpile em função do volume de material gerado nas frentes de Lavra (Tonelada mínima para viabilizar a utilização) |
Estudar a possibilidade de novos pontos para depósito de estéril (levantar a capacidade em toneladas dos pontos de tombo) |
Realizar manutenção das pistas |
definir padrão para dimensionamento da frota mensal para atender o plano de produção. |
Verificar a execução dos projetos de desenvolvimento (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) e sua aderência ao projeto típico de padrão dos pontos de carga |
Executar projeto típico aos novos projetos (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) |
Analisar e indicar a melhor combinação CG x concha x CW para as frentes de minério |
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avarias (abastecimento antes do início do turno, redirecionamento para inspeção e abastecimento em caso de filas, etc.) |
Aplicar projeto típico com definição do padrão (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) aos novos projetos de desenvolvimento |
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 lig (encaminhar para Wagner de carvalho) |
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realces (para programação de julho – 7 GAL, 10.2 GAL, 10.2 BAL, 16 SER, 17 SER) |
Estabelecer comunicação imediata de anomalia pelo operador de CG para o CCO e operadores CW – reunião formal de divulgação e acompanhamento no CCO |
Estabelecer o tempo de espera máximo em fila para informar ao CCO (15 MIN) |
Melhorar utilização do tracker e parte diária para apontamento |
Orientar supervisor / auxiliar a realizarem Inspeção prévia da frente e comunicar as anomalias após detonação, antes do envio da CG e CW’s |
Orientar supervisor / auxiliar a realizarem Inspeção prévia no início do turno antes do envio dos CWs para os realces. |
Analisar o payload e mudança do método padrão de carregamento (nº conchadas x tonelada) |
Validar e comunicar com chefes de área a obrigatoriedade da utilização do projeto típico (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) |
Fazer projeto típico com definição do padrão dos Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura. |
medir o tempo de deslocamento com pista livre |
Incluir compra de máquina para substituição da MN003 no Capex 2017. |
Mapear e priorizar áreas para recuperação de seção de desenvolvimento |
Solicitar aprovação de mudança no layout da seção do desenvolvimento para aumento da altura da galeria (novos projetos) |
Marcar as áreas para readequação do desenvolvimento priorizadas pela infraestrutura |
Desenvolver projeto com passing bay nas rampas |
Levantar investimento necessário para implantação do ponto de apoio das carregadeiras (ver ação 14) |
Analisar caminho para passagem de tubulação de combustível do N11 para N17 |
Analisar levantamento topográfico já levantado e verificar necessidade de adequação |
Identificar seções não levantadas para Topografia |
Realizar levantamento topográfico dos trechos com as seções |
Criar procedimento de não aceite de desenvolvimento |
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de área |
LHD de 22 t |
Criar sistema de Gestão de Pistas |
Mudança no Plano de Transito |
Modificação do material de forro de pista |
SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS
Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária. |
Criar pontos para depósito de estéril (levantar a capacidade em toneladas dos pontos de tombo) |
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avarias (abastecimento antes do início do turno, redirecionamento para inspeção e abastecimento em caso de filas, etc.) |
Aplicar projeto típico com definição do padrão (Ponto de carga, Passing bay, nicho, sump, raio de curvatura) aos novos projetos de desenvolvimento |
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 lig |
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realces (para programação de julho – 7 GAL, 10.2 GAL, 10.2 BAL, 16 SER, 17 SER) |
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de área |
Criar sistema de Gestão de Pistas |
Mudança no Plano de Transito |
Modificação do material de forro de pista |
PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO
Ações | Como |
Entregar novo sistema para retomada da utilização dos trackers de parte diária. | Aplicando solução SmartMine UG na mina toda com comunicação Wi-Fi |
Criar pontos para depósito de estéril | Identificar e adequar local para tombo de estéril |
Definir estratégias no CCO em caso de filas e avarias | Organizar abastecimento e orientação de prioridades nas ações |
Aplicar projeto típico com definição do padrão | Planejar e escavar as galerias com novo layout |
Revisar o escopo necessário para desenvolvimento de um ponto de apoio para manutenção de CGs no nível 17 lig | Definir local e atividades a serem realizadas no local |
Estabelecer o número de caminhões por realce (minério) para evitar o envio excessivo de caminhões em caso de anomalias em outros realces | Calcular de acordo com distancias velocidade e tempo de ciclo. |
Reestabelecer reforma agrária através de reunião com gerentes e chefes de área | Dividir mina em partes definindo os responsáveis por cada área |
Criar sistema de Gestão de Pistas | Formar equipe e orientar suas tarefas turno a turno |
Mudança no Plano de Transito | Instalar placas e garantir aderência dos funcionários |
Modificação do material de forro de pista | Estudar e aplicar melhor qualidade no forro da pista de rolagem |
GANHOS OBTIDOS
O projeto conseguiu por meio das melhorias implementadas o aumento da produtividade da frota de transporte de 35 em junho/2016 para 38 t/h em setembro/2017 com isso a mina pode retirar um caminhão da frota que tinha um custo de R$ 300.000,00 por ano de manutenção.
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