DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Nos últimos anos, a Labrunier tem aumentado significativamente a sua demanda. Como resultado, para garantir o atendimento das vendas, aumentar o faturamento e sustentar o crescimento do negócio, a empresa percebeu a necessidade de aumentar a sua eficiência operacional (padronização, simplificação e eliminação de retrabalho), aperfeiçoar seus controles e mitigar riscos dos processos, aumentar a qualidade dos processos e o engajamento das pessoas, identificar oportunidades de melhoria e implantar planos de ação para aumento da produtividade e redução dos desperdícios nas operações de colheita manual e packing das uvas, estruturar novos processos operacionais de maneira consistente, simples e racional e reduzir custos para buscar a melhoria do resultado operacional da empresa.
Para fazer frente a essa situação, a Labrunier adotou as práticas Lean.
CAUSAS DO PROBLEMA
Os principais incômodos enfrentados pela Labrunier para garantir o crescimento do negócio e atender a demanda estavam relacionados a dificuldades de planejamento e controle da colheita, ausência de procedimentos padrão que garantissem a estabilidade e previsibilidade dos processos, falta de organização dos espaços de trabalho, ausência de uma política bem definida de compras e administração de materiais com frequentes rupturas de estoques, variabilidade de performance entre pessoas que realizavam a mesmas atividades em um processo, dificuldades de dimensionamento de equipes para atender a demanda de cada etapa do processos e ausência de indicadores de performance para dar visibilidade aos gargalos das operações e tratativas das oportunidades de melhorias.
ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
Idem Plano de Ação Implantado (tópico a seguir)
SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS
Idem Plano de Ação Implantado (tópico a seguir)
PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO
Para assegurar o cumprimento dos objetivos relacionados à melhoria dos seus processos desenvolveu os seguintes planos de ação:
- Estruturação e implantação de um novo procedimento para treinamentos com o objetivo de estabelecer atribuições e responsabilidades aos coordenadores, fiscais e inspetores dos processos de colheita e do packing, capacita-los por meio de treinamentos direcionados para cada função e estruturar métodos de avaliação de desempenho, para validar a eficácia dos treinamentos realizados
- Estruturação da nova logística de entrega de contentores para a disposição das uvas colhidas nas parcelas das fazendas com objetivo de criar fluxo contínuo de uvas colhidas para o packing, aumentando a eficiência do processo e evitando o gargalo de tratores nas docas de recebimento da área de packing
- Aprimoramento da gestão dos indicadores de desempenho garantindo a correta correlação entre os indicadores dos níveis estratégico, tático e operacional, a padronização entre as fazendas e a comparação com as metas desejadas
- Estruturação e implantação do processo de pré-limpeza antes da colheita com foco na eliminação das atividades não agregadoras de valor (NAV), redução do retrabalho, realocação de atividades e balanceamento das etapas de limpeza, colheita e embalagem das uvas, padronização e estruturação de instruções de trabalho (FUPs) e aumento do rendimento dos processos de packing e colheita, assegurando a qualidade do produto a ser colhido.
- Otimizar a gestão dos almoxarifados por meio da implantação de modelos de ressuprimento dos insumos para eliminar os stock outs e ao mesmo tempo reduzir os custos de gestão de estoques de matérias-primas
- Estruturar nova logística de abastecimento entre Caixaria e Packings por meio da implantação de um sistema puxado e cartões Kanban, reduzindo a superprodução de caixas e garantindo o perfeito abastecimento do processo cliente
- Estruturação e implantação de um novo método de trabalho padronizado na Colheita, com a definição de novas configurações de layout, redistribuição e padronização das operações gerenciamento de ferramentas de trabalho e aumento do rendimento da colheita e assegurando a qualidade das uvas colhidas
- Aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade com a implantação de planos amostrais para inspeções de qualidade do produto e criação de regras para aprovação ou reprovação de caixas no packing
- Estruturação e implantação do novo método de trabalho padronizado no Packing, incluindo práticas de 5S, redefinição de layout operacional, implantação de gestão à vista e implantação de instruções de trabalho padrão.
GANHOS OBTIDOS
Como principais ganhos, destacam-se:
- Aumento da motivação dos colaboradores e sentimento de pertencimento
- Redução de cerca de 75% quanto à falta de uva no packing devido à ausência de contentores
- Facilidade na apresentação de relatórios, monitoramento dos indicadores e melhoria da visão gerencial dos processos para a correta tomada de decisão
- Estruturação do processo pré-limpeza com melhoria dos aspectos relacionados à ergonomia, redução de problemas de qualidade, maior agilidade no processo e melhoria do planejamento
- Potencial redução do nível de estoque de matérias-primas em 36%
- Nivelamento do nível de estoque de caixaria, postos de trabalho organizados, maior autonomia para os operadores
- Aumento de 38,5% no rendimento da colheita e redução da movimentação desnecessária dos colaboradores
- Aumento de rendimento de 23% no processo de avaliação da qualidade
- Aumento de rendimento de 22,74% no processo de packing das uvas
Comentários
Seja o primeiro a comentar!