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A Qualidade no mundo – As histórias de Fayol e Taylor

(créditos da imagem: unsplash.com)

A preocupação com a qualidade, principalmente com a qualidade de produtos, nasceu em paralelo com o desenvolvimento das atividades nas indústrias. As indústrias estão alguns anos à frente de outros segmentos de negócios no que diz respeito à qualidade.

Algumas pessoas trabalharam com afinco e dedicação na causa da qualidade criando conceitos, metodologias e práticas que provocaram o aumento da qualidade chegando ao estágio em que nos encontramos hoje.

Comemorando 100 anos de qualidade (leia o artigo anterior), é importante reconhecer o trabalho dessas pessoas e prestar uma homenagem a elas.

Jules Henri Fayol (1841/1925) – Nasceu em Istambul e faleceu em Paris. Engenheiro de Minas formado pela Ecole des Mines de Saint-Etienne, França. Foi o primeiro a pensar a administração nas empresas e o fundador da teoria clássica da administração. Considerando que a qualidade é um produto da administração, Fayol é o pioneiro da qualidade.Todo seu trabalho foi direcionado para a empresa como um todo, ou seja, numa visão sistêmica.

Em 1916, após anos de pesquisas, estudos e observações, reuniu suas ideias no livro Administration Industrielle e Generale (Administração Industrial Geral) que foi traduzido para o inglês em 1930.

Estabeleceu 14 princípios que se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal. São eles: Divisão do Trabalho; Autoridade e Responsabilidade; Disciplina; Unidade de Comando; Unidade de Direção; Subordinação; Remuneração do Pessoal; Centralização; Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade do Pessoal; Iniciativa e Espírito de Equipe.

Estabeleceu, também, uma estrutura organizacional atribuindo cinco funções aos administradores: Prever e Planejar; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.


Frederick Winslow Taylor (1856/1915) – Operário, técnico mecânico e engenheiro mecânico. Taylor foi o criador da administração científica, um modelo baseado na aplicação do método científico cartesiano na administração, tendo como objetivo garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Está baseada em quatro princípios: planejamento; preparo dos trabalhadores; controle e execução

O método de Taylor introduziu os conceitos de divisão e análise do trabalho, estudo dos tempos e movimentos e o treinamento e a especialização do empregado considerando, inclusive, suas aptidões. Ele procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. 

No livro “Administração de Oficinas”, publicado em 1903, Taylor apresenta suas ideias e em 1911 seu livro “os Princípios da Administração Científica” expõe suas teorias.

O trabalho de Taylor foi voltado para os processos e a produtividade, mas é inegável a obtenção de produtos com qualidade superior à que se conseguia antes da aplicação dos seus métodos.


Hoje conhecemos a história de duas pessoas muito importantes que fomentaram os primórdios da Qualidade no mundo. Nos próximos dias, contaremos aqui a história de outras pessoas que fazem parte da história da Qualidade. Fique ligado!

Caio Márcio Becker Soares é conselheiro consultivo da UBQ, membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ e do Conselho Empresarial de Produtividade da ACMinas – Associação Comercial de Minas Gerais.

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