Centro Oftalmológico de Minas Gerais compartilha os bons resultados obtidos após treinamento utilizando a metodologia Lean como principal ferramenta
O Centro Oftalmológico de Minas Gerais, associado e parceiro da UBQ, é uma conceituada instituição que atua há 52 anos na área da saúde. Com mais de 180 membros no Corpo Clínico e mais de 200 colaboradores, possui grande reconhecimento por sua excelência e qualidade, e portanto entende a necessidade de manter essa chama sempre acesa, promovendo melhorias contínuas em seus processos.
Sendo assim, a empresa decidiu implementar projetos de desenvolvimento de sua equipe, a partir de treinamentos e capacitação, utilizando a Metodologia Lean. Esta abordagem atua eliminando perdas ou ineficiências nas atividades, e observa-se a redução de desperdícios e a exclusão do que não agrega valor. Com isso, melhoram-se exponencialmente a satisfação de clientes e os resultados da Organização.
No entanto, a implantação da metodologia Lean não se dá de maneira pontual. Como explica Fernanda Nascimento, gerente da Qualidade do Centro Oftalmológico, requer uma mudança de cultura e a participação de todos: “por meio de uma comunicação clara e objetiva, o Centro Oftalmológico procurou engajar os líderes e colaboradores com a metodologia Lean, esclarecendo como esta poderia ser aplicada”.
Fernanda ressalta que as propostas de melhorias partiram dos próprios colaboradores, que envolvidos com o método, puderam aplicá-lo em seus contextos. “As equipes, já capacitadas, revisitaram seus processos e atividades, propondo melhorias por meio da ferramenta. Este envolvimento foi um dos fatores de sucesso para o engajamento dos colaboradores com o Lean”.
Iniciativa já está colhendo bons frutos
Entre os diversos resultados que puderam ser observados após a implantação da metodologia, que já encontra-se em seu 4º ciclo, estão as melhorias na comunicação, maior agilidade em entregas, satisfação do cliente, do corpo clínico e dos colaboradores.
Além disso, os próprios clientes também estão sendo beneficiados, desde a agilidade na recepção para atendimento, melhora do fluxo de pacientes e colaboradores entre salas de exames e consultórios médicos, aprimoramento de tecnologia para procedimentos pré-consulta, até melhorias no relacionamento pós-consulta e nas pesquisas de satisfação.
Segundo a empresa, os principais ganhos obtidos nos projetos já concluídos no processo de capacitação foram muito superiores ao investimento financeiro realizado, no entanto, o mais valioso de todos não pode ser contabilizado: “o maior ganho está na mudança de cultura, capacitação e empoderamento das equipes para identificarmos oportunidades de aprimorarmos os processos com método e segurança”.
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