Evento contou com a participação de Diretores e associados, e marcou o início de um novo projeto em busca da difusão das boas práticas da Qualidade
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 09 de fevereiro de 2021, através da plataforma de reuniões Google Meet, o lançamento oficial do Grupo de Estudos Lean na Saúde, promovido pela UBQ, em parceria com especialistas e instituições do setor.
O objetivo principal do grupo é promover a difusão de boas práticas de Gestão da Qualidade, com foco na área da saúde, por meio do debate de ideias, conceitos e da troca de experiências entre os participantes. Deste modo, pretende-se orientar melhorias nos processos das instituições de saúde, tendo em vista a situação atual enfrentada em razão da pandemia. Além da inauguração oficial do grupo, foi apresentado um caso prático de sucesso da aplicação da metodologia Lean na identificação de uma melhoria no Bloco Cirúrgico da Santa Casa BH.
O evento contou com a presença da Coordenação Técnica do Grupo de Estudos Lean na Saúde, composta pelo conselheiro consultivo da UBQ, Antônio Augusto Santos, o consultor técnico em lean, Renato Cançado, a gerente da qualidade e segurança do paciente, Juliana Silveira, e da analista da qualidade do Núcleo de Segurança do Paciente, Amanda Dittz, ambas da Santa Casa BH, além da Coordenação de Projetos Lean da Santa Casa BH, composta pela superintendente de serviços hospitalares Mara Rúbia de Moura, o coordenador de planejamento e projetos estratégicos Isaque Costa, e a analista de planejamento estratégico Paula Lima.
Na abertura do evento, o presidente da UBQ, Dr. Ricardo Guimarães levou a debate a rápida evolução que está sendo observada há algum tempo no mundo, principalmente pelo avanço da tecnologia. Citou as mudanças dos hábitos de consumo, a entrada de novos concorrentes no mercado, como algumas profissões vêm sendo beneficiadas pelas inovações, enquanto outras substituídas, e que este processo causa profundos impactos nos mais diversos setores, entre eles, o da saúde.
Diante deste cenário, Dr. Ricardo afirmou que a melhor resposta ao desafio desta evolução do mercado é que as empresas e instituições saibam se organizar e se preparar para enfrentar essa competição de maneira preventiva, e não reativa, além da importância de se desenvolver práticas de promoção da saúde, não se restringindo a apenas tratar doenças.
Por fim, reforçou que a UBQ se propõe a apoiar empresas, clínicas, hospitais e prestadores de serviço na preparação para esta transformação, através de técnicas e ferramentas da Gestão da Qualidade que tem sido amplamente utilizado em todas as cadeias produtivas: “a Metodologia Lean é uma das propostas indispensáveis para realizar esta travessia. É um dos princípios fundamentais na organização de qualquer empresa de qualquer setor, para melhorar a qualidade dos processos e serviços. Um processo de melhoria contínua para entregar valor aos clientes.”
Após a fala do Dr. Ricardo, o evento seguiu com a apresentação do case da Santa Casa BH e logo após, os coordenadores técnicos do Grupo de Estudos UBQ apresentaram a proposta e diretrizes de trabalho do grupo para os participantes presentes.
O registro em vídeo da reunião está disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DBmzJYAZXwg
Os interessados em participar do Grupo de Estudos Lean na Saúde devem preencher o formulário de inscrição disponível no link a seguir até esta sexta, dia 12/02
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!