UBQ

Competência Interpessoal no Exercício da Liderança Organizacional

Objetivo:

Identificar e promover o desenvolvimento das dimensões cognitivas, emocionais e comportamentais inerentes às relações interpessoais favorecendo a criação de melhor clima através da manutenção de relacionamentos saudáveis e que contribuam para a qualidade de vida no trabalho.

 

Conteúdo programático:

Comunicação interpessoal

  • Reconhecimento dos diferentes modelos mentais.
  • Processo e elementos da comunicação.
  • Percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis.
  • Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
  • O poder das palavras. A escolha das palavras certas.
  • Saber ouvir.
  • Rapport: adequação ao ouvinte.

Inteligência social

  • Comportamentos que deterioram os relacionamentos.
  • Dimensões da Inteligência social: Empatia; sintonia; precisão empática; sincronia; influência;  postura; comportamento social; solidariedade.

Inteligência emocional

  • Situações que abalam as emoções.
  • Como lidar com as situações estressantes.
  • Como substituir uma emoção negativa.

Resolução de conflitos

  • Desencadeadores de conflitos.
  • Habilidades que facilitam a resolução de conflitos.
  • Passos para solucionar conflitos.

Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos

  • Críticas: cuidados e forma de falar dos comportamentos inadequados.
  • Elogios: cuidados e forma de reconhecer as qualidades das pessoas.
  • Cuidados ao receber críticas.

 

Carga horária: 16 horas

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