Objetivo:
Identificar e promover o desenvolvimento das dimensões cognitivas, emocionais e comportamentais inerentes às relações interpessoais favorecendo a criação de melhor clima através da manutenção de relacionamentos saudáveis e que contribuam para a qualidade de vida no trabalho.
Conteúdo programático:
Comunicação interpessoal
- Reconhecimento dos diferentes modelos mentais.
- Processo e elementos da comunicação.
- Percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis.
- Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
- O poder das palavras. A escolha das palavras certas.
- Saber ouvir.
- Rapport: adequação ao ouvinte.
Inteligência social
- Comportamentos que deterioram os relacionamentos.
- Dimensões da Inteligência social: Empatia; sintonia; precisão empática; sincronia; influência; postura; comportamento social; solidariedade.
Inteligência emocional
- Situações que abalam as emoções.
- Como lidar com as situações estressantes.
- Como substituir uma emoção negativa.
Resolução de conflitos
- Desencadeadores de conflitos.
- Habilidades que facilitam a resolução de conflitos.
- Passos para solucionar conflitos.
Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos
- Críticas: cuidados e forma de falar dos comportamentos inadequados.
- Elogios: cuidados e forma de reconhecer as qualidades das pessoas.
- Cuidados ao receber críticas.
Carga horária: 16 horas
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