Na última sexta-feira, dia 29/11, profissionais e especialistas da áreas de operações, processos, engenharia e recursos humanos estiveram presentes no Seminário Gestão de Segurança Operacional, promovido pelo Grupo de Estudos Gestão da Segurança Operacional da UBQ – União Brasileira para a Qualidade.
O evento é o primeiro de três seminários realizados pela UBQ e contou com as apresentações de empresas referência em segurança operacional como a Petrobras e a Azul Linhas Aéreas e representantes de agências reguladoras como ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e duas organizações relevantes na disseminação dos conceitos de Segurança Operacional, CCPS – Center of Chemical Process Safety e DuPont Sustainable Solutions.
Para dar início ao evento, o presidente da UBQ, Ricardo Guimarães desejou as boas-vindas aos participantes e falou rapidamente sobre a importância de se abordar a Segurança como um fator associado à Qualidade. Logo após, o coordenador do grupo de estudos Gestão da Segurança Operacional, José Alexandrino Machado, apresentou o grupo, seus membros e mostrou porque a realização de um seminário para discutir a Segurança Operacional no Estado de Minas Gerais é um marco, relacionando a importância de discutir o tema ao mesmo tempo em que sua apresentação de slides exibia fotos de acidentes operacionais graves que ocorreram no estado. Alexandrino afirmou ainda que “é preciso fortalecer a cultura de segurança operacional, com ênfase na gestão da segurança de processo e gestão de fatores humanos”.
No decorrer do dia, os palestrantes convidados compartilharam suas experiências e visões das organizações das quais fazem parte sobre Segurança Operacional. Após as palestras, os participantes puderam interagir e tirar suas dúvidas e ao final, houve um rico debate com as considerações de cada palestrante.
Para Jaqueline Fernandes, da CSN Mineração, “o seminário trouxe um entendimento mais claro de como associar a segurança de processos e a segurança operacional, sem falar que foi muito bom ter a oportunidade de trocar experiências com pessoas de outras empresas que têm problemas semelhantes e com isso a gente pode aumentar as possibilidades de criar um cenário mais favorável, sempre em busca da melhoria”. Outro participante, Lucas Aguiar, da Refinaria Rio Grandense, veio de Rio Grande/RS para tirar suas dúvidas sobre o assunto e já está com o desejo de retornar ao segundo seminário que será realizado em Março/2020. “Em março de 2020, a gente espera estar aqui de volta para aprender mais sobre os fatores humanos”, afirmou.
Mas a discussão não para por aí e os próximos seminários já tem data marcada:
- 27/03/2020 – Seminário Fatores Humanos nas Organizações: abordará as razões para o investimento na gestão de riscos baseado na Gestão dos Fatores Humanos; a evolução da gestão de riscos no mundo e a gestão dos fatores humanos; a incorporação da Gestão dos Fatores Humanos pelas agências reguladoras no mundo.
- 07/08/2020 – Seminário Gestão da Segurança de Processos: abordará os conceitos e a visão da Gestão da Segurança de Processo no mundo; a história e evolução da Segurança de Processo e a sua relação com acidentes ampliados; os recentes acidentes ampliados de Segurança de Processo no mundo, no Brasil e no estado de Minas Gerais
As inscrições já estão abertas. Clique sobre os eventos para saber mais.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!