UBQ

Os Reencontros do Grande Encontro

No final de maio aconteceu mais um evento de melhoria contínua da União Brasileira para a Qualidade, mais um GRANDE ENCONTRO.

Foram dois dias de muito aprendizado, como sempre, e acima de tudo, de reencontros. Em um evento de nível nacional, com empresas de diversos segmentos e profissionais de diferentes níveis hierárquicos, percebe-se aí uma grande característica de quem busca a melhoria contínua: não há polarização.

Não há porque todos entendem que o ótimo global deve sobrepor o ótimo individual, que só conseguimos grandes resultados se nos despirmos de nossas vaidades e juntos trilharmos um caminho rumo à excelência. Não há porque quem ama melhoria é, acima de tudo, um idealista, um otimista, um alpinista que quer levar todos ao cume da montanha, porque chegar lá sozinho não tem graça.

Este evento é o grande encontro destes idealistas, que muitas vezes são mal compreendidos dentro das organizações e fazem um grande esforço para convencer as áreas core do negócio de que o melhor caminho para se alcançar resultados é através de métodos científicos, da participação de todos na cadeia de ajuda.

Nós, alpinistas da Melhoria Contínua, somos acima de tudo perseverantes de um ideal: o de tornar mais prática e menos árdua a busca pelo melhor de nossa organização. E por melhor entende-se qualidade, custos, atendimento aos clientes, moral dos colaboradores e sustentabilidade (segurança, saúde e meio ambiente).

O Grande Encontro nos promove a oportunidade de reencontrar os outros alpinistas e, acima de tudo, nos reencontrarmos com nossa essência de otimismo, que por vezes fica abatida pelos obstáculos encontrados no caminho da montanha. Voltamos reenergizados para nossa rotina, como se voltássemos de um retiro espiritual sobre Gestão. Prontos para mais um ano!

Em época onde as organizações se encontram doentes, nada como uma dose anual de Grande Encontro, regada pelos reencontros e pela motivação com que os colaboradores que levamos no evento trazem para dentro da empresa. Assim, vamos passo a passo promovendo a cultura da Qualidade.


SOBRE A AUTORA



PATRÍCIA APARECIDA FONSECA

Engenheira Mecânica e Master Black Belt. Atua como Consultora Master de BI da CMOC. Foi responsável pela implementação de metodologias de gestão (Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento da Rotina e LSS) nos negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos da Anglo American e Votorantim. Atuou na implantação de Programas Seis Sigma em diversas organizações, entre elas: Votorantim Cimentos, Banco Santander, Samarco Mineração, Nestlé e Aché Farmacêutica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!