DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
O laboratório de Controle de Qualidade (CQ-) identificou que os produtos da linha de hemácias exigiam uma grande quantidade de testes sorológicos que demandavam muito tempo para execução. Como se trata de produtos de curto prazo de validade, a produção é acelerada e com prazo para envio aos clientes, o que demandava mais agilidade do CQ- para teste e aprovação dos produtos para o estoque.
Além disso, havia uma despesa relativamente alta com os reagentes e consumíveis importados da matriz em Cressier (Suíça) e também com reagentes adquiridos de empresas concorrentes para a realização dos testes sorológicos.
Pensando em todas estas questões, o CQ- verificou que alguns testes executados poderiam não estar agregando valor ao processo e partiu em busca das ferramentas de Lean Manufacturing como forma de encontrar soluções para o problema.
As ferramentas de VSM e SIPOC foram utilizadas como forma de mapear o macro e micro processo de controle de qualidade dos produtos da linha de hemácias e identificar algumas etapas que supostamente não agregavam valor. Ainda, através de um gráfico de Pareto foi possível observar que o laboratório de controle de qualidade representava o centro de custo com gastos mais elevados dentro de toda a manufatura e que dentre estes gastos de controle de qualidade, os reagentes importados eram um dos itens que despendiam de mais gastos.
Sendo assim, os objetivos foram definidos e a equipe do projeto partiu em busca das causas e da solução definitiva para o problema em questão.
CAUSAS DO PROBLEMA
Alguns testes sorológicos de controle de qualidade de hemácias eram realizados em duplicidade pelo laboratório de controle de qualidade;
Os testes sorológicos são extremamente necessários para avaliar a qualidade do produto durante os diferentes estágios de produção e para acompanhamento da estabilidade do produto final. Porém, foi observado que alguns testes não agregavam valor ao processo de controle de qualidade dos produtos da linha de hemácias.
ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
- Substituição dos testes realizados em duplicidade;
- Utilização de novas fontes de matéria-prima para substituir antissoros importados;
- Eliminação dos testes em duplicidade;
- Eliminação dos testes não representativos para análise da qualidade do produto.
SOLUÇÕES QUE FORAM IMPLEMENTADAS
Foi realizado um estudo pelo laboratório de controle de qualidade para avaliação de todos os reagentes utilizados em testes de hemácias e definição daqueles que seriam mais seguros para ser utilizados. Assim, após analisar criticamente todos os testes realizados, chegou-se a uma conclusão de que as seguintes soluções seriam implementadas:
- Eliminação dos testes em duplicidade;
- Eliminação dos testes não representativos para análise da qualidade do produto.
As outras opções foram descartadas uma vez que resolveria parcialmente os problemas e as etapas que não agregam valor continuariam sendo executadas.
Antes da implementação, todos os impactos e os riscos foram levantados e avaliados, com a participação de todos os departamentos envolvidos, através de diagrama de Ishikawa e FMEA (Análise e Efeito do Modo de Falha).
PLANO DE AÇÃO IMPLEMENTADO
GANHOS OBTIDOS
- Redução de Tempo de Ciclo dos Testes (Cycle Time) e de Controle de Qualidade dos Produtos da Linha de Hemácias: 37%
- Redução de Custos com Reagentes Importados (Antissoros e Consumíveis): 20%
- Redução de Custos com Reagentes de Concorrentes: 100%
- Total de Redução de Custos do Laboratório de Controle de Qualidade: 26.5% (correspondente ao valor anual de aproximadamente BRL 150.000,00)
Comentários
Seja o primeiro a comentar!