As locomotivas da frota GT46, adquiridas pela VLI, apresentaram durante o período de comissionamento algumas incompatibilidades no âmbito operação, manutenção e projeto. Tais particularidades foram readequadas à medida que a frota entrou em operação, porém algumas persistiram, como é o caso da baixa confiabilidade do conjunto motor de partida monitorado pelo indicador de KMEF (indicador de performance de confiabilidade medido Km entre falhas).
Tais motores precisam passar por uma qualificação anual, entrando desta forma na estratégia do PDMF 2017 (plano diretor de manutenção ferroviário). Entretanto, mesmo após vigência do plano, somaram-se 11 eventos relativos à quebra destes motores (em um período de 5 meses), representando o principal conjunto no ranking de falhas da frota, assim como uma perspectiva de evolução exponencial destas falhas para o restante do ano. Tais quebras refletiram diretamente em um custo total de R$ 49.512,00 para manutenção e recuperação dos componentes, levando ainda a um impacto de 55 horas em paradas de produção (Composição parada no trecho).
A equipe da VLI investigou as causas do problema e elaborou um plano de ação, que após ser implementado, gerou ganhos como:
- Redução em 48% das quebras motores de partida (de 29 motores quebrados para 20 motores quebrados);
- Redução em 42% dos impactos operacionais (redução média de 11 horas/ mês para 6 horas/ mês de trem hora parado);
- Redução em 41% nos custos diretos com manutenção em Motores de partida (Média mês R$ 9.902,00 para R$ 6.003,00).
O projeto, na íntegra, você terá a oportunidade de conhecer durante O Grande Encontro 2018. Se você deseja assistir, compareça ao evento e faça sua inscrição na secretaria.
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