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Trilha de Desenvolvimento de Líderes de Equipes de Melhoria Contínua

TRILHA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES DE EQUIPES DE MELHORIA CONTÍNUA

Esta trilha de capacitação foi estruturada para aqueles que buscam desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades como líderes de equipes de melhoria contínua e alta performance. Pautado em metodologias ativas para práticas vivenciais, os participantes serão inseridos em um ambiente de criatividade e experimentação. Os conteúdos dos cursos serão trabalhados na perspectiva do desenvolvimento de competências essenciais para líderes e da utilização de forma descomplicada e efetiva dos métodos e ferramentas da qualidade.

 

Trilha

 

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para a Liderança Das equipes de Melhoria Contínua, tornando-os aptos a obter de si mesmo e da equipe os resultados condizentes com a expectativa da empresa e com a sua atuação como líder.

 

ETAPA 1 | LIDERANDO O AUTODESENVOLVIMENTO

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a percepção de si mesmo e o autodiagnostico como ponto de partida para a gestão de suas próprias mudanças, preparando-o para administrar o processo de mudança grupal de forma equilibrada.

Conteúdo:

  • Gestão da mudança: bases para adequação ao cenário e ambiente interno da organização;
  • Visão sistêmica: visualizando a empresa como um organismo que estabelece relações de interdependência;
  • Autodisciplina: primeiro passo para levar a termo a consecução do projeto;
  • Equilíbrio emocional: garantia do estabelecimento de boas relações interpessoais.

 

ETAPA 2 | LIDERANDO A EQUIPE

Objetivo:

Desenvolver nos participantes habilidades para a gestão da equipe mantendo todos os componentes do grupo envolvidos e comprometidos com os objetivos e metas definidos.

Conteúdo:

  • Motivação: como manter as pessoas envolvidas e comprometidas com o propósito do grupo;
  • Negociação: com os gestores e com os membros do grupo;
  • Delegação: forma de obter o melhor de cada um;
  • GMC de alto desempenho: fatores grupais que resultam no alto desempenho do grupo.
  • Gestão de Conflitos

ETAPA 3 | LIDERANDO O TEMPO

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de administração do tempo, especialmente nas atividades pertinentes à atuação do grupo.

Conteúdo:

  • Foco: concentração naquilo que realmente importa para o alcance dos objetivos;
  • Priorização: definindo urgências e importâncias;
  • Reuniões produtivas: estratégias para a perfeita condução;
  • Comunicação eficiente: fator crítico para eliminação de erros;
  • Ferramentas de Administração do tempo: simplicidade e precisão.

ETAPA 4 | LIDERANDO AS FERRAMENTAS

Objetivo:

Desenvolver de forma vivencial a habilidade de utilizar técnicas diferenciadas de aplicação das ferramentas da qualidade, compartilhando técnicas estimuladoras para o engajamento e participação das equipes no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua.

Conteúdo:

  • “Simplificando” os conceitos da qualidade e do ciclo PDCA;
  • Ferramentas da qualidade: mais encantadoras e menos assustadoras.
  • Técnicas engajadoras para aplicação das ferramentas da qualidade.

ETAPA 5 |  LIDERANDO A TÉCNICA

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de conduzir de forma adequada e consistente as metodologias para a solução de problemas e melhoria contínua, transformando esse processo em um projeto inspirador e consolidador das diversas competências existentes em uma equipe.

Conteúdo:

  • Preparando a equipe para vivenciar um projeto de melhoria;
  • Mapeamento das competências da equipe para o projeto;
  • Descomplicando O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

ETAPA 6 |  LIDERANDO OS RESULTADOS

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de análise crítica de resultados, do gerenciamento dos prazos e seus conflitos, além de permitir a experimentação da construção, avaliação e análise de indicadores e suas relações com objetivos e planejamento da organização e da equipe de melhoria contínua.

Conteúdo:

  • Gestão de resultados e análise de desempenho;
  • Orientação pelo planejamento e objetivos;
  • Gerenciamento dos prazos e seus conflitos;
  • Elaboração e avaliação de indicadores.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 48 horas

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