TRILHA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES DE EQUIPES DE MELHORIA CONTÍNUA

Esta trilha de capacitação foi estruturada para aqueles que buscam desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades como líderes de equipes de melhoria contínua e alta performance. Pautado em metodologias ativas para práticas vivenciais, os participantes serão inseridos em um ambiente de criatividade e experimentação. Os conteúdos dos cursos serão trabalhados na perspectiva do desenvolvimento de competências essenciais para líderes e da utilização de forma descomplicada e efetiva dos métodos e ferramentas da qualidade.

 

Trilha

 

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para a Liderança Das equipes de Melhoria Contínua, tornando-os aptos a obter de si mesmo e da equipe os resultados condizentes com a expectativa da empresa e com a sua atuação como líder.

 

ETAPA 1 | LIDERANDO O AUTODESENVOLVIMENTO

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a percepção de si mesmo e o autodiagnostico como ponto de partida para a gestão de suas próprias mudanças, preparando-o para administrar o processo de mudança grupal de forma equilibrada.

Conteúdo:

  • Gestão da mudança: bases para adequação ao cenário e ambiente interno da organização;
  • Visão sistêmica: visualizando a empresa como um organismo que estabelece relações de interdependência;
  • Autodisciplina: primeiro passo para levar a termo a consecução do projeto;
  • Equilíbrio emocional: garantia do estabelecimento de boas relações interpessoais.

 

ETAPA 2 | LIDERANDO A EQUIPE

Objetivo:

Desenvolver nos participantes habilidades para a gestão da equipe mantendo todos os componentes do grupo envolvidos e comprometidos com os objetivos e metas definidos.

Conteúdo:

  • Motivação: como manter as pessoas envolvidas e comprometidas com o propósito do grupo;
  • Negociação: com os gestores e com os membros do grupo;
  • Delegação: forma de obter o melhor de cada um;
  • GMC de alto desempenho: fatores grupais que resultam no alto desempenho do grupo.
  • Gestão de Conflitos

ETAPA 3 | LIDERANDO O TEMPO

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de administração do tempo, especialmente nas atividades pertinentes à atuação do grupo.

Conteúdo:

  • Foco: concentração naquilo que realmente importa para o alcance dos objetivos;
  • Priorização: definindo urgências e importâncias;
  • Reuniões produtivas: estratégias para a perfeita condução;
  • Comunicação eficiente: fator crítico para eliminação de erros;
  • Ferramentas de Administração do tempo: simplicidade e precisão.

ETAPA 4 | LIDERANDO AS FERRAMENTAS

Objetivo:

Desenvolver de forma vivencial a habilidade de utilizar técnicas diferenciadas de aplicação das ferramentas da qualidade, compartilhando técnicas estimuladoras para o engajamento e participação das equipes no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua.

Conteúdo:

  • “Simplificando” os conceitos da qualidade e do ciclo PDCA;
  • Ferramentas da qualidade: mais encantadoras e menos assustadoras.
  • Técnicas engajadoras para aplicação das ferramentas da qualidade.

ETAPA 5 |  LIDERANDO A TÉCNICA

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de conduzir de forma adequada e consistente as metodologias para a solução de problemas e melhoria contínua, transformando esse processo em um projeto inspirador e consolidador das diversas competências existentes em uma equipe.

Conteúdo:

  • Preparando a equipe para vivenciar um projeto de melhoria;
  • Mapeamento das competências da equipe para o projeto;
  • Descomplicando O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

ETAPA 6 |  LIDERANDO OS RESULTADOS

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a habilidade de análise crítica de resultados, do gerenciamento dos prazos e seus conflitos, além de permitir a experimentação da construção, avaliação e análise de indicadores e suas relações com objetivos e planejamento da organização e da equipe de melhoria contínua.

Conteúdo:

  • Gestão de resultados e análise de desempenho;
  • Orientação pelo planejamento e objetivos;
  • Gerenciamento dos prazos e seus conflitos;
  • Elaboração e avaliação de indicadores.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 48 horas

INSTRUTORES

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TANIA MARA COSTA LEITE

Psicóloga Organizacional e do Trabalho pela UFMG, Especialista em Segurança do Trabalho, Pós-graduada em Marketing pela FGV e em Engenharia de Produção/Gestão Estratégica da Inovação pela UFSC. Professora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Gestão de Pessoas da Fundação Pedro Leopoldo, Cotemig, Pitágoras. Instrutora de cursos na área de Gestão de Pessoas da Fundação João Pinheiro. Consultora em gestão organizacional e Coach. Autora dos livros “Os sete pecados capitais nas Organizações” e “Ordem e Sucesso – Como obter resultados através do Programa 5S” e coautora do “Vivências – uma aprendizagem efetiva”.

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RAFAEL ALVES DE ARAÚJO CASTILHO

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Una (UNA) e em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC), MBA em Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UNA) e Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA). Consultor, Professor no Centro Universitário Una. Foi membro do Grupo GMC da Cemig

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