A UBQ incentiva e apoia a formação de Grupos de Estudos (GE) com o objetivo de gerar e disseminar conhecimentos, proporcionar o intercâmbio de experiências entre empresas e ampliar relacionamentos profissionais e pessoais, contribuindo para o crescimento da sociedade. Alinhados à Missão, Visão e Valores da UBQ, os Grupos de Estudo são constituídos com base em temas pré-definidos e de relevância para a comunidade profissional, e permitem às diferentes organizações se integrarem conforme o ramo de atividade e grau de interesse. Embora a dinâmica do trabalho e desenvolvimento das discussões tenha caráter informal, os GE são dotados de estruturação metodológica e gerencial.

Para participar ou formar um novo Grupo de Estudo, é necessário ser um associado da UBQ. As adesões aos grupos com trabalhos em andamento são avaliadas pelos integrantes já atuantes. No caso de criação de um grupo, deve ser apresentada uma proposta contendo o assunto a ser estudado (que deve estar dentro da área de atuação da UBQ), bem como a indicação de um coordenador, do plano de trabalho e do cronograma de reuniões periódicas. A UBQ fornece um documento (regimento) como referência para o planejamento, operação e manutenção dos grupos, contribuindo para sua consolidação e perenidade.

Para orientar e favorecer os trabalhos, a UBQ oferece apoio à infraestrutura/logística do grupo, suporte às reuniões (espaço para realização de reuniões, materiais, etc.), rede de contatos, oportunidade de divulgação dos trabalhos produzidos, a imagem da entidade para facilitar contatos e recursos de comunicação via internet (endereço pra e-mail e para lista de distribuição de mensagens, estrutura para fórum de discussão, espaço para página no site) entre outros.

Grupos em Atividade

NEAED – Núcleo de Estudos Avançados em Educação

Objetivo

  • Promover estudos, pesquisas e desenvolver produtos e serviços técnicos-gerenciais para a Educação

Participantes: Ellen Santos, Lúcia Almendra, Rosane Marques, Célio Adriano Lopes, Lilian Oliveira, Riza Mayr.
Coordenação: Gilberto Amaral

Deseja participar desse grupo e contribuir com a disseminação dos conceitos e práticas de Educação? Entre em contato conosco.

Gestão da Qualidade em Saúde

Objetivos

  • Gerar o aprendizado na área da Gestão da Qualidade em Saúde;
  • Promover a troca de experiências entre profissionais da Gestão da Qualidade em Saúde;
  • Promover discussão sobre temas relacionados;
  • Disseminar o conhecimento entre os integrantes do grupo.

Hospitais participantes: Hospital Belvedere, Hospital das Clínicas, Hospital São Francisco, Hospital Alberto Cavalcanti.
Coordenação: Waldirene Lopes Batista – Hospital Madre Teresa.

Deseja participar desse grupo e contribuir com a disseminação dos conceitos e práticas da Qualidade na Saúde? Entre em contato conosco.

Gestão da Melhoria Contínua e CCQ

Divulga casos de sucesso da implementação de grupos de Melhoria Contínua e CCQ, bem como material prático para que as organizações desenvolvam seus grupos.

Objetivos

  • Disseminar a prática da Melhoria Contínua e sua importância para os resultados organizacionais e para a sociedade;
  • Contribuir para o desenvolvimento contínuo das equipes de melhoria da qualidade, através de estudos, difusão e troca de experiências das boas práticas;
  • Estimular a adoção da Gestão da Melhoria Contínua nas empresas, inclusive nas de pequeno porte;
  • Disseminar as melhores práticas de CCQ;
  • Incentivar o desenvolvimento de CCQ nas organizações, proporcionando resultados mais satisfatórios;
  • Promover o crescimento pessoal e profissional, através de um movimento motivacional/participativo.

Organizações participantes: Anglo American, AMX (NET/Claro/Embratel), Vallourec, VLI, InterCement, Pif Paf, Gerdau, Celulose Irani, Vale, Açúcar Guarani, APERAM, CBMM, Grupo Moura, CENIBRA.
Coordenação: Lúcia Luciano – AMX (NET/Claro/Embratel)

Deseja participar desse grupo e contribuir com a disseminação dos conceitos e práticas de Melhoria Contínua e CCQ? Entre em contato conosco.