A tarefa de treinar pessoas e desenvolver suas competências deve ser um exercício constante. Somente por meio de pessoas capacitadas e educadas, será possível o tão sonhado desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico de uma nação.

Os treinamentos no mundo corporativo são importantes e tornam-se uma maneira inteligente de proporcionar momentos diferenciados e motivadores aos colaboradores, além de quebrar a rotina, estimular a criatividade e permitir reflexões através de temas que motivam e fixam conceitos.

Estamos trabalhando constantemente para disponibilizar uma programação rica e com temas cada vez mais atuais.

Além da programação aberta ao público, a UBQ atende demanda de cursos customizados, desenvolvendo um trabalho mais abrangente, profundo e eficaz, de acordo com as necessidades da sua organização.

Solicite-nos uma proposta de curso através do telefone (31) 3274.3200 ou e-mail eventos@ubq.org.br.

Cursos disponíveis:

5S

Curso: 5S Objetivo: Capacitar os profissionais para conduzir o processo de implementação e o programa de auditoria interna do Programa 5S dentro da organização. Conteúdo Programático: Introdução ao 5S; Benefícios e Vantagens do Programa 5S para a empresa; Desenvolvimento do conceito 5S com foco em redução de custos (SEIRI –…

Saiba mais

8d – Análise e Soluções de Problemas

Objetivo: Capacitar os treinandos na aplicação de metodologia de análise, prevenção e solução de problemas em equipe.com o 8D. Conteúdo Programático: Conceitos de qualidade aplicáveis ao 8D As Oito Disciplinas, A identificação do problema 2.Ferramentas de aprimoramento da qualidade Análise das Oito Disciplinas Informação da equipe Descrição do problema Ação…

Saiba mais

Auditoria de Sistemas de Gestão Integrados

Objetivo: Os participantes terão conhecimento de conceitos e ações necessárias para avaliação da efetividade de Sistemas de Gestão Integrado nas normas: NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS18001, baseados em fatos, através do uso de diversas técnicas de auditoria. O curso possibilita ao aluno o desenvolvimento de posturas desejáveis…

Saiba mais

CEP (Controle Estatístico de Processos)

Objetivo: Possibilitar ao participante o conhecimento necessário para a elaboração e acompanhamento de KPI´s (Key Processors Indicators) através de Cartas de Controle por variáveis e por atributos, na busca da tomada de decisões vinculada ao Planejamento Estratégico da empresa. Conteúdo Programático: Tomada de decisão e estatística descritiva: Introdução, Princípio “5…

Saiba mais

Certificação e Auditoria Socioambiental

Objetivos: Levar os participantes a compreenderem a gestão ambiental e responsabilidade social no contexto das organizações. Apresentar os principais elementos do sistema de gestão ambiental e do sistema de gestão de responsabilidade social, assim como esclarecer os métodos de implantação e manutenção destes sistemas e os processos de auditoria e…

Saiba mais

Círculos de Controle da Qualidade (CCQ)

Objetivo: Fornecer aos participantes, conhecimentos sobre os fundamentos e conceitos, e as condições necessárias para a sua implantação e condução das atividades de Círculos de Controle da Qualidade (CCQ). Conteúdo Programático: Introdução; Histórico; Controle Total da Qualidade; Definição de CCQ; Objetivo do CCQ; Características do CCQ; Fundamentos do CCQ; Filosofia…

Saiba mais

Compras Governamentais – Como Ampliar a Rede de Negócios em Tempo de Crise

Objetivo: Conhecer o mercado de compras governamentais e quanto podem significar a ampliação dos negócios Conteúdo Programático: O mercado de compras governamentais – mudanças normativas, papel dos órgãos de controle, novos perfis de contratação, oportunidades de negócios Principais inconformidades e suas correções – como evoluir na montagem dos processos Contratando…

Saiba mais

Criação e Gestão de Indicadores de Desempenho

Curso:  Criação e Gestão de Indicadores de Desempenho Objetivo: Capacitar o participante a criar e gerenciar indicadores de desempenho de processos. Conteúdo Programático: Contextualização: a visão sistêmica da gestão; Definição de processo; Identificação de processo; Por que medir? Definição de indicador; Relação de causa e efeito; Como criar um indicador;…

Saiba mais

Desenvolvimento de Lideres para Cargos de Direção

Conteúdo Programático: O contexto atual, no qual militam as organizações que buscam ser as melhores, clama por líderes que realmente façam diferença em seu âmbito de atuação. Esses líderes, em todos os níveis hierárquicos, necessitam aprimorar sua capacidade de lidar com os talentos criando o desenvolvimento de sua equipe com…

Saiba mais

Educação e Sustentabilidade

Objetivos: Construir referências teóricas e alternativas pedagógicas para a Educação Ambiental Escolar. Analisar a trajetória da Educação Ambiental Escolar no Brasil, seus documentos normativos e os instrumentos pedagógicos oficiais disponibilizados para a institucionalização da temática na escola básica. Conteúdo Programático: Relação sociedade e natureza e os conceitos estruturantes da educação…

Saiba mais

Ferramentas da Qualidade

Objetivo: Capacitar profissionais na aplicação/utilização dos Conceitos, Métodos e Ferramentas da Qualidade com foco na solução de problemas e melhorias dos processos. Conteúdo Programático: Brainstorming; Matriz de Priorização – GUT; Estratificação; Folha de Verificação; Diagrama de Pareto; Fluxograma. Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe); Histograma; Diagrama de Dispersão. Cartas de Controle; Correlação da…

Saiba mais

FMEA de Processos para Mapeamento de Riscos e Solução de Problemas

A principal vantagem do FMEA é poder antever o comportamento do processo, evitando a ocorrência de não conformidades, permitindo: Eliminação / redução das falhas antes que as mesmas sejam detectadas pelo usuário; Adoção de ações corretivas; Redução significativa dos Custos; Bloqueio da ocorrência de inconvenientes; Produto / sistema com maior…

Saiba mais

Formação de Auditores Internos – ISO 9001:2015

Objetivos: Capacitar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema da Qualidade nas organizações e em fornecedores; Capacitar os participantes a prepararem, conduzirem, avaliarem e relatarem os resultados de uma auditoria da Qualidade em sua empresa; Promover o entendimento quanto à condução e evidências a serem coletadas em um…

Saiba mais

Fundamentos de Marketing, Vendas e Técnicas de Negociação

Objetivo: Propiciar aos participantes a aplicação dos principais conceitos sobre marketing de relacionamento, evolução do endo marketing, posicionamento (produto, mercado e empresa), comportamento do consumidor, estratégias voltada ao marketing (produto, preço, praça e prazo), problemas e soluções, ferramentas do marketing e negociação. Conteúdo Programático: Comunicação e Vendas para um Marketing…

Saiba mais

Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD) – Desdobramento de Metas

Curso: Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD) – Desdobramento De Metas   Definição  O Gerenciamento pelas Diretrizes – GPD é o instrumento utilizado para o estabelecimento e implementação do plano anual de melhorias de organizações. Por meio do processo de desdobramento de diretrizes, no qual metas e planos de ação são estabelecidos…

Saiba mais

Gestão de Processos

Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais e a metodologia de mapeamento e gerenciamento de processos de empresas. Discorrer sobre a aplicação do mapeamento de processo como ferramenta colaboradora da melhoria contínua dos processos. Conteúdo Programático: Introdução e conceitos básicos de gerenciamento de processos Mapeamento de processo para a melhoria Indicadores de…

Saiba mais

Gestão de Riscos

Diante do cenário atual, o desafio das organizações está em definir como irão assegurar a sustentabilidade de seus negócios. Assim, um processo de gestão de riscos, deve levar as organizações a desenvolverem estratégias e prioridades, assegurando que riscos significativos sejam identificados e que ações apropriadas sejam tomadas para reduzi-los ao…

Saiba mais

Gestão do Capital Empregado

Definição O Gerenciamento Matricial de Capital Empregado (GMCE) tem como objetivo melhorar a Gestão dos Ativos Econômicos das empresas, o GMCE contribui para que as empresas possam obter os seguintes benefícios: Aumento do retorno sobre os ativos; 
 Melhoria do fluxo de caixa; Integração da gestão econômica com os resultados…

Saiba mais

Gestão e Sustentabilidade

Objetivos: Levar aos participantes à compreensão dos movimentos do desenvolvimento sustentável empresarial e aplicação de práticas sustentáveis de forma inovadora e competitiva, independente do porte de sua empresa. Oferecer o conhecimento de conceitos básicos de sustentabilidade econômica, social e ambiental até a sua aplicação estratégica nas organizações dos mais diversos…

Saiba mais

Gestão Matricial de Despesas

Definição O Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) é uma metodologia cujo objetivo é a redução de gastos, obtida por meio da análise detalhada da situação atual, identificação e utilização de melhores práticas. Adicionalmente, o GMD proporciona diversos benefícios qualitativos para a organização, entre eles: Conhecimento detalhado dos gastos; Avaliação do…

Saiba mais

Gestão Matricial de Receita (GMR)

Definição O Gerenciamento Matricial de Receita – GMR é um método gerencial para elaboração e controle do planejamento anual de vendas que busca o aumento da receita operacional líquida e contribui para melhoria do indicador de rentabilidade da empresa. Produto Diante da nova realidade mundial e dinamismo dos mercados atuais,…

Saiba mais

Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Objetivos: Apresentar os conceitos de aspectos e impactos ambientais e sua relação com a gestão ambiental das empresas. Apresentar metodologias e ferramentas para identificação de aspectos e impactos ambientais associados às atividades empresariais. Conteúdo Programático: Conceito de aspectos e impactos ambientais Identificação dos aspectos e impactos ambientais Caracterização dos aspectos…

Saiba mais

Identificação e Avaliação de Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho

Objetivos: Apresentar os conceitos de perigos e riscos de saúde e segurança do trabalho e sua relação com a gestão saúde e segurança das empresas. Apresentar metodologias e ferramentas para identificação de perigos e riscos ambientais associados às atividades empresariais, destacando a importância das análises preliminares de risco. Conteúdo Programático:…

Saiba mais

Interpretação e Implementação da NBR ISO 9001:2015

A versão 2015 traz mudanças relativas à gestão de riscos das empresas. Será esclarecido como conduzir este processo de transição de forma a agregar valor para o negócio. Objetivo: Instruir o participante na interpretação e implantação dos requisitos da ISO 9001:2015; Promover o entendimento sobre o processo de transição; Desenvolver…

Saiba mais