ubq história

Uma história da qualidade escrita pelas mãos de empreendedores!

Fundada em 1982 como Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade (AMCCQ). Em 1990, assumiu a versão atual (UBQ – União Brasileira para a Qualidade) que se expande em permanente evolução pelo Brasil.

1982 a 1985

O processo de evolução vivido pelo Brasil na década de 80 marcava um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos social, político, econômico e cultural.

Minas Gerais, mesmo em meio a toda esta efervescência, despertava para a importância de promover e disseminar por suas empresas, conceitos e práticas de Gestão pela Qualidade, a fim de obter maior crescimento, desenvolvimento, produtividade e competitividade em um mercado que à frente, se abriria para o mundo!

Com a crença nessa filosofia e gravada pelas mãos de visionários, foi constituída em 1982 a AMCCQ (Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade), entidade civil sem fins lucrativos, com espírito voluntário, composta por empresas e cidadãos que ousaram trabalhar para ajudar as organizações a incorporarem as práticas da Qualidade.

Como forma de disseminar sua missão, em 1985 a entidade criou e promoveu o I Encontro Mineiro da Qualidade, evento que reunia centenas de pessoas interessadas em ouvir experiências de organizações que se destacavam, além das melhores equipes de CCQ- Círculos de Controle da Qualidade, vencedoras das convenções internas. Tendo organizações e pessoas como associados, a entidade busca, por meio da articulação política e institucional, estabelecer parcerias estratégicas com foco no desenvolvimento sustentável. São diversas ações que promovem capacitação pessoal e profissional, intercâmbio de experiências, debates sobre modelos de gestão e iniciativas de mobilização social para a melhoria contínua.

12
3
7
11
1
4
13

1986 a 1992

No desempenho efetivo de seus objetivos originais, a então AMCCQ, foi nominalmente sucedida pela UBQ-MG – União Brasileira para a Qualidade, em 1990, ampliando suas atividades, aliadas a uma articulação político-institucional séria, por parcerias estratégicas e com profundos valores éticos na difusão dessas ações.

Com o objetivo de multiplicar conhecimentos além de incentivar o hábito de utilização das ferramentas e técnicas da Qualidade, a UBQ cria em 1992, a Convenção Mineira de CCQ.  As convenções demonstraram por si só a importância da iniciativa, apresentando ano a ano, cada vez mais crescimento, emoção, beleza e resultados!

1992 a 1997

Marcada por suas atitudes inovadoras em prol da Qualidade, a UBQ assumiu papel de referência em sua área de atuação. Interiorizou-se com a criação de Regionais, lançou a Rede Mineira da Qualidade, criou novos eventos realizados com a participação de grandes nomes do contexto do conhecimento no Brasil e no mundo.

Dos Encontros Mineiros e Brasileiros da Qualidade e Produtividade até o CONEX (Congresso Nacional pela Excelência), desfilaram personalidades tais como Jack West, presidente da ASQC – American Society for Quality Control, Wilson Nélio Brumer, Dorothéa Werneck, Gifford Pinchot, Vicente Falconi Campos, Fritjof Capra, Gilberto Dimenstein, Paul Singer, Stephen Kanitz, dentre outros.

21
16
15

1997 a 2002

Em 1998 nascia um novo associado virtual da UBQ, o seu Mascote Ubquinho, personagem que abriu caminho para uma trajetória de estórias positivas sobre educação e integração das pessoas em ações para maior qualidade de vida.

Um grande acontecimento para o nosso Estado foi o lançamento do PMQP – Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade! Nascido do poder de mobilização dos mineiros e da chancela do Governo do Estado de Minas Gerais, a UBQ mais uma vez se fez presente, como membro do Comitê da Qualidade e Produtividade, posteriormente em 2002, viria a ser reconhecida como Entidade de Utilidade Pública no Estado, através de aprovação de Projeto de Lei, conduzido pela Assembléia Legislativa Mineira.

Na década de 90, os eventos realizados trouxeram a Minas nomes como do sociólogo italiano Domenico De Masi, o psiquiatra Paulo Gaudêncio, o empresário Oded Grajew do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, e o físico e matemático inglês Peter Russel que apresentou palestra sobre “A evolução em curso”, com importantes contribuições para todos os que os assistiram.

2002 A 2006

Neste período, além de manter a realização de eventos tradicionais como o CONEX, a convenção de CCQ, a UBQ  realizou diversos eventos de Qualidade na Saúde, Qualidade na Educação, Qualidade nos Serviços Públicos, entre outros.

Outra importante iniciativa foi o programa Pró ISO na Saúde, que propiciava, a um baixo custo, a participação de hospitais e clínicas interessados na certificação das normas da série 9000 do sistema de qualidade.

6
18
5
10
19
2007 jubileu de prata (1)

2007 – JUBILEU DE PRATA!

Até aqui foram vinte e cinco anos de história!

Ao longo desses 25 anos, a UBQ vem acompanhando o processo de evolução da Gestão pela Qualidade e procurando compartilhar de forma cidadã, seus conceitos e suas práticas para empresas de todos os portes, segmentos e regiões.

Sempre apoiada por seus associados, seus sócios patrocinadores e apoiadores, mantém relacionamentos com todos os segmentos da sociedade, sem qualquer tipo de discriminação ideológica, social, econômica ou qualquer fator limitador.

Nesse período, passaram pela UBQ inúmeros colaboradores, sob diversos títulos, diretores, presidentes, funcionários, associados, estagiários, amigos como vocês, todos com dedicação e visão de futuro, capazes de transformar a UBQ-MG numa referência em Qualidade!!!

Em meio às comemorações dos 25 anos, outro marco importante na vida da entidade, foi a chancela ao Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA). Seu objetivo é reconhecer as organizações que se destacam por praticar um modelo de gestão voltado não só para a excelência de seus produtos e resultados, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento de ações consistentes, direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

2008 A 2010

Criada, em 2008, a Convenção de Grupos de Melhoria Contínua, com o objetivo de divulgar e reconhecer as melhores práticas de solução de problemas através de metodologias da qualidade. No ano seguinte, foi criada a Convenção Brasileira de LEAN.

Mais tarde, em 2010, as convenções de CCQ, GMC e LEAN foram integradas ao Grande Encontro, evento que apresenta as melhores práticas da Qualidade e reúne pessoas e equipes de todo o país, num espaço privilegiado de debates, networking e ampliação de conhecimentos na área. Também neste ano, a UBQ passa a chancela o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Realizado em parceria com a AMM – Associação de Municípios Mineiros, o objetivo do prêmio, além de reconhecer as boas práticas, é mostrar que é possível empreender no âmbito público, transformando os projetos bem sucedidos em mecanismos de incentivo para a promoção de uma gestão pública moderna e voltada para resultados.

Nesta fase, a UBQ buscou a diversificação dos seus produtos e serviços, desenvolveu parcerias e novos projetos de difusão metodológica e de extensionismo industrial, atendendo os segmentos público, privado e 3º setor, oferecendo treinamentos  e programas de implantação da metodologia Lean, promoção de palestras gratuitas, premiações, além dos tradicionais eventos para debates e trocas de experiências.

Belo Horizonte, 15 de fevereiro de 2011 

A Uniao Brasileira para a Qualidade (UBQ) realizou cerimonia de posse de sua nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, eleitos para o biEnio 2011/2012. A solenidade aconteceu na sede da Federacao das Industrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A nova gest‹o foi eleita no dia 30 de novembro de 2010, por meio de Assembleia Geral.A frente da UBQ estara a tambŽm diretora do Instituto de Competncias Empresariais, Silvana Rizzioli. Com mais de 30 anos dedicados a educacao e ao aperfeicoamento profissional na capital e no estado, Silvana Rizzioli ja dirigiu a Fundacao Torino e recebeu o titulo de cidada honoraria de Belo Horizonte, concedido pela Camara Municipal por iniciativa do vereador Ricardo Chambarelle Santos (PRB). Nascida em Turim, na It‡lia, Silvana e o marido, Valentino Rizzioli, atual vice-presidente executivo da Fiat do Brasil, chegaram ao pais em 1969 e foram os primeiros italianos enviados pelo grupo Fiat ao pais a fixar residncia em Minas Gerais. 

FOTO:LEANDRO COURI/ REFINARIA DA IMAGEM
2008 a 2010 (1)
2008 a 2010 (3)
Debate UBQ
2013 a 2016 (1)
2013 a 2016 (2)

2013 a 2016

Desde 2013, a UBQ mantém seu título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público nos âmbitos estadual e federal. Em 2015, a entidade chegou a realizar 21 eventos, dentre visitas técnicas, cursos, treinamentos e workshops, seminários e o “Grande Encontro”, que beneficiaram diretamente mais de 5000 pessoas naquele ano.

Criação o Programa Qualidade para Todos, em meados de 2014, com o objetivo de disponibilizar palestras para escolas, empresas, órgãos públicos e outras entidades interessadas em temas alinhados com o escopo de atuação da UBQ. Estas palestras, eventualmente gratuitas, são ministradas por colaboradores, parceiros e voluntários da UBQ e são agendadas de acordo com disponibilidade da UBQ e do palestrante e em ordem de solicitação. Eventuais despesas de deslocamento do palestrante são reembolsadas pelo cliente solicitante

Em 2015, foi criado o Prêmio Csul de Qualidade Urbana em parceria com CSUL. O prêmio visa destacar projetos e práticas que impulsionam os conceitos de inovação urbana, de viver bem, promovendo novo ponto de encontro de ideias, cultura e pessoas. A função da UBQ, além de  chancelar o prêmio, é conduzir todo o processo, zelando para que todas as etapas sejam cumpridas de forma ética e transparente. Neste mesmo ano, a UBQ firmou convênio com a ABNT, para a representatividade Regional da ABNT/CB25, com o objetivo de ampliar a implementação das normas de qualidade, principalmente para gestão das prefeituras e setor educacional, para os quais já existe uma normalização específica.

Em 2016, foi criado o Circuito da Qualidade, uma parceria da UBQ com as Empresas Juniores e professores de instituições de ensino superior, com objetivo de propor debates sobre qualidade, carreira, atuação profissional e tangibilizar as ideias em ações práticas que possam, de fato, contribuir para a transformação do mundo, que é algo emergente e necessário. O evento tem frequência mensal e é itinerante. Também neste ano, surgiu o Debate UBQ, evento mensal, criado para oferecer aos associados um espaço para ampliar conhecimentos e networking. Este novo canal contribui para ampliar o relacionamento com seus associados e propiciar a disseminação de ideias, conceitos e práticas de gestão.

2017 – JUBILEU DE CORAL – 35 ANOS!

rodape-retina

O Jubileu de Coral simboliza o amadurecimento e fortificação do relacionamento.

Os corais são estudados e admirados como um conjunto biológico de organismos com elevada diversidade, mantidos unidos em complexo ecossistema como um único ser, através de sólida estrutura calcária.

Esta alusão aos corais mostra exatamente a trajetória da UBQ ao longo desses anos. Mesmo navegando em oceanos não muito azuis e enfrentando tempestades que se configuram em crises, conseguimos nos manter unidos, calcados por nossos valores éticos, somando forças para o cumprimento de nossa missão.

Neste ano de 2017, a UBQ celebra – com grande satisfação – seu aniversário de 35 anos contribuindo para a excelência no desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade em geral.

Marca comemorativa

A UBQ criou uma marca comemorativa e  novo site. Toda a comunicação terá uma nova programação visual.

A UBQ agradece a todos que fizeram e continuam fazendo  parte dessa história!

Importante: em todas as ações de promoção da cultura da qualidade e de melhoria da produtividade das organizações, a UBQ  sempre prezou pela ética e transparência, trabalhando de forma objetiva, alinhada aos seus princípios e valores, regras de compliance e código de conduta.