No último dia 05 de Dezembro, equipes de colaboradores do Hospital Madre Teresa apresentaram seus projetos de melhoria durante “O Grande Encontro do HMT”. A iniciativa teve como inspiração “O Grande Encontro – Equipes de Alta Performance”,  evento realizado anualmente pela UBQ – União Brasileira para a Qualidade, já consolidado no cenário nacional.

No evento realizado pelo HMT, o foco foi o aprimoramento das práticas de qualidade nos setores, com foco na gestão assistencial e de pessoas, tais como: gestão de glosas* (*termo que se refere ao não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras e profissional liberal da área de saúde), desenvolvimento de pessoas, humanização das altas hospitalares, desperdício de alimentos, farmácia e infecção hospitalar.

De forma lúdica, as equipes apresentadoras mostraram como solucionaram problemas do cotidiano utilizando as metodologias da qualidade, obtendo resultados significativos. Um exemplo disso é o projeto “Desperdício Zero – Qual é o Tamanho da sua Fome?” realizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética – SND, que promoveu um ganho de mais de R$ 10.000/ano com a redução do desperdício de alimentos no refeitório do Hospital durante o almoço e jantar.

Ao final, as equipes foram premiadas com medalhas de reconhecimento. Os projetos foram avaliados por membros do Grupo de Estudos de CCQ e GMC da UBQ, que atuam em organizações associadas à instituição.

 

Equipe apresentando projeto no Grande Encontro HMT

Equipe apresentando projeto no Grande Encontro HMT

 

Equipe apresentando projeto no Grande Encontro HMT

Equipe apresentando projeto no Grande Encontro HMT