Em parceria com a Faculdade Senac, a União Brasileira para a Qualidade (UBQ) promoveu, na segunda-feira, dia 14/11, mais um “Circuito da Qualidade”. O tema da edição foi “Gestão Enxuta como Estratégia Competitiva” e contou com a palestra de Leandro Sinott, Gerente de Melhoria Contínua na VALE.

 

Em sua palestra, Sinott abordou tópicos como: Como fazer mais com menos; Os 7 desperdícios; Desenvolver pessoas e Solucionar Problemas; Ferramentas da manufatura enxuta; Os riscos da implementação do pensamento enxuto. O palestrante convidado também falou da importância de se capacitar e propor novas soluções no ambiente de trabalho, com o objetivo de torná-lo mais produtivo, a exemplo de países como o Japão, que mesmo passando por diversas situações catastróficas como guerras, terremotos e acidentes nucleares, figura entre as maiores economias do mundo.

 

“É fundamental que nós, funcionários de grandes empresas, possamos trazer um pouco da nossa experiência para esses jovens que estão na academia. Eles são o futuro do Brasil. A partir da educação, vamos conseguir transformar o Brasil em um país muito melhor. Muitas vezes, ficamos esperando muito que alguém faça alguma coisa por nós e quando temos a oportunidade de transformar, educar, não podemos perder. Acredito que falar de Lean, falar do Sistema Toyota de produção é algo que inspira, principalmente, porque inspira cuidado pelas pessoas, produtividade, maior competitividade  e a síntese disso tudo é, com certeza, uma comunidade melhor, uma indústria melhor, uma cidade melhor, um país melhor.” disse Sinott.