Em um cenário cada vez mais competitivo, organizações buscam a todo momento melhorar a produtividade a fim de reduzir custos e aumentar sua produtividade. Com o setor hospitalar, não é diferente. Por isso, o Hospital São Lucas implantou o Lean Hospitalar no início de 2016. A filosofia do pensamento enxuto é baseada no Sistema Toyota de Produção e tem como objetivo reduzir desperdícios e atividades que não agregam valor, proporcionando desenvolvimento dos colaboradores e solução de problemas.

O foco inicial da implementação, identificado através de diagnóstico, foi a gestão dos leitos. O projeto “Redução do Tempo de Liberação dos Leitos”, é coordenado pelo voluntário Renato Cançado, funcionário da Vale, que através da UBQ, vem doando algumas de suas horas para orientar a equipe do Hospital São Lucas. Com esse setor funcionando com mais fluidez, o Hospital conseguiu aumentar o número de internações e, consequentemente, o giro dos leitos do hospital.

 

lean-summit-2

 

Para comemorar o sucesso na implementação do projeto, nesta semana, o Hospital São Lucas apresentou seus resultados durante a 3ª edição do Lean Summit Saúde. O evento, que mostra lean na gestão da saúde em hospitais e clínicas no Brasil, EUA, Espanha, Chile e Argentina, aconteceu no dia 18/10, em São Paulo.

“Representar o Hospital São Lucas no 3° Lean Summit Saúde mostra que estamos no caminho correto, em busca de excelência e uma gestão de mudança”, afirma a Gerente de Qualidade, Juliana Silveira.