Na manhã desta sexta feira, dia 31/03, aconteceu na FIEMG, o Debate UBQ com o tema “Gestão da Integração Cultural e Lideranças Globais”. O evento foi coordenado pela especialista em Multiculturalismo, Renata Bohomoletz, e contou com a participação de profissionais com experiência multicultural em empresas de grande porte, associados da UBQ e da ABRH/MG (que apoiou o evento).

Os Debates tem o objetivo de apresentar temas relevantes no âmbito da gestão, conectar pessoas e discutir as melhores práticas, de forma aplicada e interativa, a partir da troca e compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências. Os eventos acontecem mensalmente.

Durante o evento, a palestrante mostrou os desafios identificados durante a sua vivência em organizações internacionais na Europa e a importância de compreender como a diferença de culturas pode influenciar no resultado da implementação de um projeto global, já que cada nacionalidade tem seu processo de trabalho definido. Por exemplo: americanos necessitam de rígidos procedimentos de trabalho, franceses são autônomos e alemães são lógicos. Perceber as sutilezas na forma de trabalho de cada nacionalidade, incluindo a sua, é muito importante para conseguir lidar com as diferenças que existirão em uma equipe multicultural.

O próximo debate já está definido: será no dia 27/04. A coordenadora convidada é a psicóloga Carmen Eugênia Freitas Bavoso, que trará o tema “Liderança Positiva: + Felicidade = + Produtividade”. Em breve, divulgaremos mais informações aqui no site da UBQ. Fique ligado.

A UBQ agradece a presença dos participantes, à Renata pela disponibilidade e aos apoiadores Câmara Automotiva da FIEMG e ABRH/MG por acreditarem no trabalho da instituição.