Motivos para conhecer o Lean Six Sigma e ser um Green Belt

A satisfação dos clientes, o alcance dos resultados operacionais e financeiros e a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços estão na pauta das empresas que querem sobreviver à competitividade do mercado. Nesse contexto, durante anos foram desenvolvidas metodologias e técnicas que colaborassem com as organizações a superarem seus desafios de qualidade e lucratividade. Uma delas é o Lean Six Sigma(LSS) e destacarei para vocês o papel dessa estratégia para o sucesso empresarial e profissional.

O Lean Six Sigma representa a união de duas grandes estratégias da qualidade utilizadas por organizações em todo o mundo, o Lean Manufacturing e o Six Sigma. O Lean Manufacturing, também chamado de Produção Enxuta ou Manufatura Enxuta, representa uma filosofia operacional aplicada aos negócios, desenvolvida pela Toyota, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O Lean busca a eliminação de desperdícios como aqueles relacionados ao excesso de produção, tempo de espera, transporte, processamento inapropriado, estoque, movimentação e aos defeitos.

Posteriormente, o Six Sigma ou Seis Sigma foi desenvolvido na década de 80 pela Motorola, nos Estados Unidos, e a partir da década de 90 também aplicado na General Eletric (GE) como uma estratégia de gerenciamento de negócio com o propósito aumentar a lucratividade por meio da melhoria da qualidade das saídas dos processos com a redução da sua variabilidade e dos defeitos. Esse programa, assim como o Lean Manufacturing, é conduzido por especialistas que seguem rigorosamente as etapas metodológicas e ferramentas para o alcance dos objetivos.

Portanto, com a adesão das grandes empresas por essas filosofias ou estratégias focadas nas operações e resultados organizacionais, as suas potencialidades foram destacadas e o primeiro conceito de Lean Six Sigma foi criado em 2001. Representa um programa aplicável a praticamente qualquer tipo empresa, congregando o foco na maximização do valor agregado e da velocidade dos processos propostos pelo Lean e a eliminação de defeitos e minimização da variabilidade dos processos objetivados pelo Six Sigma. Tornando-se, desta forma, uma poderosa metodologia para a melhoria do desempenho empresarial, no qual os bons resultados são elementos fundamentais para se tornar competitivo.

lean six sigma

O desenvolvimento de projetos de melhoria de LSS são realizados por equipes compostas por pessoas adequadamente qualificadas e habilitadas. Os profissionais precisam de um programa de treinamento na metodologia e nas ferramentas, assim como a atuação em projetos reais. Os profissionais que trabalham com projetos de melhoria Lean Six Sigma nas organizações são classificados por faixa (belt) de acordo com a certificação de seu conhecimento e prática no desenvolvimento desses projetos, podendo ser um White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt ou Master Black Belt.

Os White Belts e os Yellow Belt são profissionais de nível operacional da empresa que terão contato com os princípios do LSS e poderão compor as equipes com a função de suporte aos Green Belts e Black Belts na implementação dos projetos de melhoria. Porém, o termo de habilitação ou certificação em Green Belt permite que o profissional atue como líder de projeto, classificação atribuída aos especialistas em condução de projetos de LSS de uma determinada área de processos. Ainda temos os níveis superiores, compostos consecutivamente pelos Black Belts, certificados como especialistas de projetos de LSS de maior complexidade e abrangência de áreas, e por fim os Master Black Belts que representam líderes que coordenam o LSS na empresa e que também atuam como orientadores dos Black Belts e Green Belts.

Para o crescimento profissional nos programas Lean Six Sigma é necessário o constante aperfeiçoamento das habilidades de análise de dados e de utilização das ferramentas adequadas para o alcance dos resultados esperados. Logo, a prática do desenvolvimento de projetos que colaborem significativamente com as organizações e habilitem o profissional para os desafios de maior complexidade também é considerada neste processo de crescimento. Portanto, as categorias de faixas estimulam o amadurecimento profissional e a busca pelas habilitações que estão baseadas em conhecimento e experiência.

Na perspectiva da qualificação das pessoas, as habilidades analíticas desenvolvidas por aqueles que estudam, se certificam e trabalham com o Lean Six Sigma são grandes diferenciais para o profissional. Essas competências ampliam a competitividade dos currículos dos indivíduos, maximizando as oportunidades de atuação, promoção e recolocação profissional, visto que são capazes de implementar eficazmente projetos de melhoria com resultados tangíveis para as organizações nas quais trabalham.

Logo, a busca pela especialização e certificação profissional para liderar projetos de Lean Six Sigma pode ser um bom caminho para se diferenciar da maioria das pessoas que almejam a atuação profissional na área de processos, qualidade e produção. Alguns cursos de aperfeiçoamento são ofertados em todo o país, como os de Green Belt e de Black Belt, mas um curso de pós-graduação do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte – MG, se destaca por ter a habilitação profissional customizada na sua grade curricular, o MBA em Gestão Estratégica da Qualidade com Habilitação para Auditor e Green Belt.

Enfim, na busca pela competitividade e crescimento de mercado, aquelas empresas que tiverem de forma estruturada as melhores estratégias e práticas de gestão, assim como uma equipe adequadamente qualificada e engajada se destacarão diante dos seus concorrentes. O mesmo ocorre com aqueles profissionais, como os Green Belts, que estão atualizados e prontamente qualificados para assumirem desafios e oportunidades, pois possuem maior possibilidade de construírem uma carreira sólida e de sucesso.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, amanhã, dia 09/02, das 19h às 21h30, a UNA realizará um evento gratuito com o palestrante Eduardo Marcondes em seu Campus João Pinheiro II (Av. João Pinheiro, 580, Lourdes). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/lean-six-sigma-uma-estrategia-da-qualidade-para-o-sucesso-empresarial-e-profissional__113143).

SOBRE O AUTOR
Rafael Castilho é Professor e Consultor empresarial com experiência em implantação e manutenção de Sistemas de Gestão Integrados, baseados nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001, atuando também como Auditor Interno desses sistemas e na implantação de Modelos de Excelência de Gestão e Planejamento Estratégico.