A-
A+

Emoção e criatividade marcaram a edição 2016 do Grande Encontro – Equipes de Alta Performance

12/01/2017

Durante os dias 22 e 23 de Junho de 2016, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, aconteceu a edição 2016 do evento promovido pela União Brasileira para a Qualidade – UBQ: “O Grande Encontro | Equipes de Alta Performance”!

Em clima de muita criatividade, entusiasmo e emoção, o evento reuniu as equipes de organizações que utilizam ferramentas e metodologias da Qualidade (Lean, Melhoria Contínua e Círculos de Controle da Qualidade) em seus processos e serviços, obtendo excelentes resultados e solucionando problemas cotidianos no ambiente de trabalho. Mais de 1000 pessoas inscritas puderam prestigiar apresentações de alto nível.

Fazem parte do Grande Encontro os tradicionais eventos da UBQ: VII Convenção Brasileira de Lean, XI Convenção de Grupos de Melhoria Contínua e XV Convenção de Círculos de Controle da Qualidade.

No primeiro dia de evento se apresentaram equipes que utilizaram as ferramentas LEAN – filosofia japonesa que prega a redução de desperdícios, promovendo a melhoria na produtividade. Empresas como VLI, PSA Nilo Laboratório Óptico, Vallourec, VALE, Hospital Madre Teresa, Embraer, SulAmérica Seguros e Hospital Felício Rocho mostraram na VII Convenção Brasileira de Lean o que têm feito em para otimizar seus trabalhos. Na abertura, o público pôde assistir à Orquestra Jovem Sol de Minas Gerais, composta por meninas adolescentes do projeto Gente Grande promovido pela JABIL. Além do ensino de música, o projeto proporciona às integrantes atividades socioeducativas, aulas de reforço escolar e cursos sobre meio ambiente e qualidade de vida, preparando-as para o mercado de trabalho.

No dia 23 foi a vez dos grupos de Melhoria Contínua (GMC) e Círculos de Controle de Qualidade(CCQ) mostrarem como a utilização de metodologias da qualidade como PDCA e DMAIC podem ajudar na obtenção de resultados satisfatórios.  A abertura do evento contou com uma animada palestra proferida pela especialista em Inovação e Gestão de Pessoas e diretora da Plêiades Desenvolvimento Humano, Tânia Leite, que abordou as dificuldades e desafios enfrentados pelas pessoas, a importância dos diferentes perfis em uma equipe, as relações interpessoais, conflitos e a necessidade de persistir nos objetivos diante das dificuldades. Neste dia as organizações que apresentaram projetos de GMC foram: Geosol, Vale Fertilizantes, CBMM, Petrobras, Vallourec Transportes, VLI, VALE e Intercement.

Na Convenção de CCQ houve ainda a premiação para os três primeiros lugares definidos pela comissão avaliadora composta por profissionais com vasta experiência na área. Organizações como Pif Paf Alimentos, VLI, VALE, Gerdau, Mineração Rio do Norte e CENIBRA mostraram seus resultados por meio de apresentações lúdicas de altíssimo nível que contagiaram o público. Ao final do evento, a comissão avaliadora consagrou a Gerdau (Unidade Barão de Cocais) como a grande campeã, seguida da VALE, em segundo lugar e da CENIBRA, em terceiro.

Reveja as apresentações do evento na playlist especial que fizemos em nosso canal no Youtube. Clique aqui.

A UBQ agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento, especialmente às equipes das organizações apresentadoras, à comissão avaliadora, palestrantes, voluntários, colaboradores, organizadores, aos patrocinadores, apoiadores e a todos que estiveram presentes. O Grande Encontro contou com o patrocínio da CBMM, Isoflex, SESI/FIEMG e Petrobras.

Com certeza, todos são vencedores por trabalharem com entusiasmo e satisfação, num espírito colaborativo, empreendedor e sinérgico na busca pela melhoria contínua.