A-
A+

A importância da Qualidade no Brasil

15/09/2016

A gestão da qualidade é fator que abrange muito mais pessoas e processos, do que se pode imaginar. No Brasil, existem inúmeras ações de gestão de qualidade que contemplam diversos setores da economia, ajudando a desenvolver melhor nosso país e, assim, atraindo mais investimentos e também maior retorno.

Segundo estudo da FIESP – Federação da Indústria do Estado de São Paulo, existe maior preferência por marcas e produtos conhecidos. Contudo, os brasileiros respeitam mais as empresas que investem em qualidade e projetos sociais, visando o bem maior do que apenas retorno financeiro.

Já estamos no caminho, mas temos ainda muito a aprender não só em gestão de qualidade quanto para o aumento da produtividade, mais competitividade entre empresas, organizações e países, e, paralelamente, maior engajamento da população ajudando a atrair e oferecer bem estar para toda a sociedade.

Tendo em vista esse objetivo, a Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, apresenta o “III Seminário ABQ Qualidade Século XXI – Qualidade no Brasil: Lições a Aprender”, a realizar-se no dia 10 de novembro de 2016, na FIESP, em São Paulo, SP. Nessa data também se comemora o Dia Mundial da Qualidade em muitos países.

Durante o evento, serão discutidos temas muito relevantes, proferidos por alguns dos mais importantes acadêmicos do setor, que dedicaram muito de suas vidas à Qualidade, como: Dorothea Werneck, Ozires Silva, Nigel Croft, Reinaldo Figueiredo, Getulio Ferreira, Ana Maria Malik e palestrantes convidados como: Wagner Giovanini e Reynaldo Goto.

Muito além da mera discussão sobre temas relevantes, o evento tem como missão propor soluções, oferecer ideias e engajar a população sobre o quão importante é a qualidade no Brasil, principalmente nos dias de hoje. A engenharia da Qualidade, a Gestão da Qualidade e a Excelência da Gestão, são esforços que seguramente trazem benefícios a todas organizações e a toda Sociedade Brasileira. É um evento somente para acadêmicos, patrocinadores, apoiadores e imprensa, mas com possibilidade de participação via web de todo e qualquer interessado, por meio de inscrição online nesse link: http://www.abqualidade.org.br/Eventos/

Se todos fizermos nossa parte, o país agradece e nossas futuras gerações poderão ter melhores referências e exemplos para seguir em frente.


Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto é Presidente da ABQ – Academia Brasileira de Qualidade.