A-
A+

Entrevista com o novo coordenador do Grupo de Estudo 5S

20/09/2007

O Grupo de Estudo 5S da UBQ recebeu um novo coordenador no último dia 20.
Paulo Roberto Faleiro, da V&M do Brasil, participa do grupo desde a sua fundação, e agora vai atuar como o líder do grupo. O Grupo 5S era liderado por Ronaldo Ferreira de Souza, da Toshiba do Brasil. Em conversa com o UBQ News, Faleiro se mostrou empolgado e bem disposto com a nova função.

UBQ News: Qual a sua expectativa como coordenador, o que você pretende oferecer para os participantes?

Paulo Faleiro: Estou neste grupo deste a sua fundação. Espero que haja um maior envolvimento dos participantes e que o Grupo possa levar a busca da melhoria contínua para além das organizações, isso é, também para o âmbito pessoal. Há uma visão do 5S voltada para o aspecto físico e a gente esquece das pessoas. O nosso principal objetivo é olhar mais para este lado, a melhora da rotina dessas pessoas.

UBQ News: Foi definido alguma fonte de pesquisa para o grupo?

Paulo Faleiro: Todo o trabalho do grupo é desenvolvido aqui, nas reuniões. Estamos seguindo um cronograma e buscamos cumprir os conteúdos discutidos em todas os encontros. Este conteúdo é passado para as empresas que não atuam ou não conhecem o programa 5S. É fácil acharmos livros, artigos, vídeos, enfim, fontes que falam sobre o este tema, mas não adianta conhecer os conceitos, as organizações precisam vivenciar. Esse é o desafio do grupo. Reunimos e discutimos as práticas vivenciadas por todos e depois repassamos para as empresas que não trabalham com o programa.

UBQ News: Qual a sua mensagem para os participantes do Grupo e para quem quer participar?

Paulo Faleiro: Não percam os encontros e participe sempre! Em termos de reconhecimento como pessoas, profissionais e o entendimento do próprio 5S, é importante. Trocamos experiências, já que os participantes vêm de organizações importantes que trabalham com o programa, como por exemplo, a CVRD e a Toshiba, a V&M, etc. Minha mensagem é: Venham conferir, vale a pena!

Faça parte de um dos Grupos de Estudo da UBQ. São nove grupos que integram pessoas de diferentes empresas, proporcionando a troca de experiências e o crescimento profissional.