A-
A+

Prêmio CSul de Qualidade Urbana

Prêmio CSul de Qualidade Urbana

É urgente que sejam legitimadas políticas que possam fomentar projetos para trazer maior qualidade de vida, sustentabilidade e mobilidade aos atuais modelos que deram origem aos paradigmas urbanos modernos. Internalizar esses novos conceitos, tão necessários ao desenvolvimento local sustentável, dependerá, primordialmente, da formulação e fortalecimento de uma cultura que privilegie vários aspectos que precisam ser valorizados.

Reconhecer por meio do “Prêmio CSul de Qualidade Urbana” significa destacar Projetos e Práticas que impulsionam os conceitos de inovação urbana, de viver bem, promovendo novo ponto de encontro de ideias, cultura e pessoas.

A sociedade atual está passando por mudanças em função das quais surge o desejo de transformar nossos bairros e cidades em um lugar onde todos percebam a necessidade de comungar valores que priorizem o bem coletivo em detrimento dos interesses pessoais. 

A DECISÃO DE ONDE MORAR OU DE ONDE EMPREENDER É UMA DAS MAIS IMPORTANTES PARA A VIDA DAS PESSOAS.

A proposta da CSul é transformar a região da Lagoa dos Ingleses em destino urbano, turístico e de lazer, a partir da consolidação de valores relacionados aos aspectos econômico, social, cultural e ambiental que priorizem o bem coletivo e solucionem problemas existentes, criando oportunidades. Para isso, será necessária a prática cotidiana de ações que tragam consigo alto nível de criatividade, que façam frente ao lugar comum, propondo novos processos de interação entre todos os atores que se fazem presentes na região.

É POSSÍVEL SOLUCIONAR PROBLEMAS LOCAIS QUANDO DAMOS ÀS PESSOAS A CHANCE DE CONTRIBUIR.

O ambiente, em suas dimensões físicas e subjetivas, precisa ser estimulante para todos, deixando de ser um reflexo desse ou daquele determinado agrupamento social, para ser o espelho da sociedade em sua plenitude, ou seja, representando a diversidade social e cultural das pessoas que ali habitam. Todos podem prestar excelentes contribuições para a construção do espaço urbano que desejamos, mas é necessário um estímulo à participação coletiva.

 

PRÊMIO CSUL. UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA A PROMOÇÃO DO COMPROMISSO SOCIAL.

Ao promover a participação da esfera privada e da sociedade civil, apostamos no surgimento de soluções através de projetos inéditos e inovadores e também acreditamos na importância da divulgação de soluções já conhecidas, mas ainda pouco praticadas.

Levar as pessoas e empresas a apresentarem ideias que contribuam para a promoção de uma cultura local que gere valor para toda a comunidade – moradores, usuários, trabalhadores e empresas. Esse é o objetivo do Prêmio CSul de Qualidade Urbana.

EXPLORAR IDEIAS QUE ATENDAM AOS REQUISITOS DA INOVAÇÃO.

Seja criando coisas novas ou adaptando as que já existem, tornando-as melhores, a participação efetiva e o esforço conjunto em prol dos objetivos comuns permitirão o alcance coletivo deste sonho.

 

Equipe Executora/Coordenadora

Coordenação Técnica:

Tânia Mara Costa Leite

Comissão Técnica:

  • Adriana Lopes
  • Antônio Augusto dos Santos
  • Fátima Teixeira
  • Maurício Roscoe
  • Renato Valle Santos
  • Tânia Mara Costa Leite
  • Valéria Mendes

Orientador:

  • Rafael Castilho

Realização: CSul Desenvolvimento Urbano S.A.

Chancela: União Brasileira para a Qualidade